Garrafas pet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2377 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

RECICLAGEM DE GARRAFAS PET

TERESÓPOLIS
MAIO, 2011

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃORECICLAGEM DE GARRAFAS PET

TERESÓPOLIS,
MAIO, 2011

Introdução

Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade  foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.
Os materiais mais comuns para a prática da reciclagem são: Papel, Plástico, Metal eAlumínio.
No conteúdo apresentado a seguir, falaremos sobre a reciclagem do plástico, representado pelas embalagens de garrafas PET.
Inicialmente iremos abordar os benefícios e objetivos desse tipo de procedimento. Considera-se também a conscientização das pessoas em pesquisar e trabalhar para que a reciclagem torne-se cada vez mais, algo habitual para a sociedade e muitos utilizam-se dacriatividade para encontrar resoluções eficientes e econômicas na reutilização dessas embalagens.
A seguir vamos conhecer algumas dessas invenções que beneficiam muitas pessoas, desde catadores, passando pelos inventores e os que utilizam os produtos e técnicas.
Camisas, móveis, plataformas flutuantes, são só o começo de uma variedade de projetos elaborados através da reutilização das garrafas. Emespecial, falaremos aqui sobre uma idéia que favorece tanto as pessoas, quanto o meio ambiente – o aquecedor de água. Da sua criação, a montagem e funcionamento do processo, tentaremos passar um pouco dessa iniciativa que vale a pena ser divulgada e praticada por todos.

Reciclagem e Reutilização das garrafas PET

Em pesquisas realizadas em sites, podemos ver e conhecer diversos benefícios que asociedade pode obter com a reciclagem de um modo geral. Hoje em dia, com as cooperativas criadas, já se consegue um número considerável de coletas graças aos catatores. Além da coleta seletiva que fazem, garantem para si muita das vezes o sustento para a família. No geral, os catadores são pessoas que por dificuldades de conseguir empregos, buscam o sustento de um modo digno trabalhando juntamentecom as cooperativas das cidades onde moram.

O grande objetivo é impedir o descarte de qualquer tipo de lixo reciclável no meio ambiente, aumentando desta forma a vida útil dos lixões das cidades e municípios que ainda não implantaram os aterros sanitários. E mesmo com o aterro sanitário, o correto mesmo é reciclar por ‘n’ motivos que tanto ajuda a proteção ao meio ambiente como vantagensoferecidas à sociedade. Ainda que por menor interesse que um cidadão possa ter com o meio ambiente, por diversos motivos sendo ele até mesmo cultural, quando falamos em interesse individual de cada cidadão em relação à economia, a história acaba mudando de rumo.

Aproximadamente em 1988 a garrafa feita com polietileno tereftalato – ou PET, como conhecemos, surgiu como opção de ser leve e baratasubstituindo as garrafas pesadas e de alta manutenção como as garrafas de vidro. Infelizmente, nesta época não se criou um programa que informasse a população do recolhimento da mesma e muito menos a reciclagem ou reutilização. Conforme o tempo vai passando, vão surgindo necessidades de se criar algo inovador para que se freie o grande consumo de lixos, a partir daí vai surgindo também na mente doconsumidor pequenas ações e gestos para que de alguma maneira ele consiga participar ainda que pouco, com sua pequena contribuição para uma vida melhor, principalmente para as gerações futuras. É isso que nossa geração precisa impor. A construção de uma vida melhor.
Dos mais variados projetos de recolhimento de PET para reciclagem e como forma de oferecimento de algum benefício para a sociedade, é...
tracking img