Garoto bombril

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Publicidade: “conjunto de técnicas de ação coletiva no sentido de promover o lucro de uma atividade comercial conquistando, aumentando e mantendo clientes” Malanga
Este trabalho tem o objetivo de analisar as peças publicitárias do Garoto Bombril e como, ao longo do tempo, contribuíram para que a empresa Abrasivos Bombril, permanecesse 64 anos como líder absoluta no mercado de lãsde aço e como uma das lideres no mercado de produtos químicos de limpeza.
Para iniciar cotextualizamos o surgimento da marca Bombril. Como se deu a sua inserção no mercado brasileiro e como surgiu uma das parcerias de maior sucesso com campo da publicidade do país: Bombril, Carlos Moreno, Washingtom Olivetto e Francesc Petit. Será traçada uma breve perspectiva histórica sobre a publicidadepara situar o leitor sobre esta pratica que surge na antiguidade clássica.
Trabalhamos aqui também com alguns aspectos da semiótica, visando compreender melhor os aspectos ideológicos do Garoto Bombril (GBB). A publicidade da Bombril articulou tão bem o personagem com o produto, o produto com a mídia, a mídia com o personagem, o personagem com o ator, o ator com a empresa, que criou no publicouma empatia muito forte e criou para o personagem e para a marca valores intangíveis que iremos compreender ao longo deste trabalho.


GAROTO BOMBRIL
A Marca
Em 1948 no bairro do Brooklin Paulista em São Paulo, Roberto Sampaio Ferreira fundou a empresa Abrasivos Bombril. O lançamento foi uma revolução para as donas de casa porque, além de polir panelas, o produto limpava vidros, louças,azulejos e ferragens. Com uma tecnologia própria, uma marca forte, tradicional, a logomarca vermelha, as propagandas, os programas de radio e televisão rapidamente a empresa dominou o mercado ficando conhecido desde esta época como “1001utilidades”. E assim as pessoas não procuravam lã de aço, e sim Bombril.
Com a empresa fazendo 30 anos e já dominando 80% do mercado nacional, ela da um importante passopara aumentar ainda mais o sucesso da marca: a transferência de sua conta, que sai da McCann-Erickson e vai para a DPZ, ganhando o reforço de Francesc Petit e Washington Oliveto.
Naquela época a empresa já tinha criado condições para poder expandir suas atividades e diversificar sua linha de produtos. Entraram em cena então os produtos químicos de limpeza como o detergente líquido Limpol, odesinfetante Pinho Bril e o amaciante Mon Bijou.
Porem o motivo pra a Bombril ser ate hoje a numero um no seu segmento não foi um produto e sim um personagem, criado em um estúdio de TV pela dupla Olivetto e Petit, nasce em 1978 o Garoto Bombril (GBB).

A Bombril na Midia

Uma campanha de comerciais de televisão não se trata de um único exemplar de um filme de publicidade, sim de uma sequencia devários filmes estruturados com suporte de peças de apoio promocional, cartazes, folhetos, brindes, peças de publicidade gráfica e a núncios em jornais e revistas. No caso da Bombril grande parte do seu investimento pesado em publicidade foi destinado a ações em televisão.
Os comerciais da Bombril são famosos por quebrar padrões de comportamento masculino no universo televisivo, ele envolve o publicopela amizade, pelo instinto maternal, não pela sensualidade ou sexualidade ligada a figura de machão. A linearidade entre os comerciais faz com que o publico “assimilem melhor” o conteúdo das peças para TV, passando a associar o que lhe foi “mostrado” com a marca, o personagem e o produto.
Há ainda o ineditismo das “visitas” de outros personagens de agrado popular (como, Pelé, Ivete Sangalo,Reynaldo Gianecchini) numa alegoria ao imaginário de publicidade televisiva. E além disso as imitações feitas pelo ator Carlos Moreno também caíram no gosto popular.
Uma crise financeira fez com que a empresa freia-se os investimentos em publicidade, o que em parte foi bom para gerar no público saudade do Garoto Bombril, mas que fez com que caísse consideravelmente a venda de seus produtos – com...
tracking img