Garimpo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 199 (49616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ESCOLA POLITÉCNICA
MESTRADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL URBANA

PAULO MAGNO DA MATTA

O GARIMPO NA CHAPADA DIAMANTINA E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS:
UMA VISÃO HISTÓRICA E SUAS PERSPECTIVAS FUTURAS

Salvador 2006

PAULO MAGNO DA MATTA

O GARIMPO NA CHAPADA DIAMANTINA E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS:
UMA VISÃO HISTÓRICA E SUAS PERSPECTIVAS FUTURAS

Dissertaçãoapresentada ao Programa de Pósgraduação em Engenharia Ambiental Urbana da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, como requisito para obtenção de grau de Mestre.

Orientação: Prof. Dr. José Baptista de Oliveira Júnior Co-orientação: Prof. Dr. Teobaldo Rodrigues de Oliveira Júnior

Salvador 2006

Ficha Catalográfica elaborada pela Biblioteca Bernadete Sinay Neves, EscolaPolitécnica da UFBA

M435g

Matta, Paulo Magno da O garimpo na Chapada Diamantina e seus impactos ambientais: uma visão histórica e suas perspectivas futuras / Paulo Magno da Matta – Salvador, 2006. 187 f. : il.

Orientador: Prof. Dr. José Batista de Oliveira Junior. Co-orientador; Prof. Dr. Teobaldo Rodrigues de Oliveira Júnior. Dissertação (mestrado)–Universidade Federal da Bahia, Escola politécnica,2006.

1. Impacto ambiental – Chapada Diamantina – Bahia. 2. Garimpo – Chapada Diamantina – Bahia. 1. Oliveira Júnior, José Batista. II. Oliveira Júnior, Teobaldo Rodrigues. III. Universidade federal da Bahia. Escola Politécnica. III. Título.

CDD 20.ed. 333.728 142

TERMO DE APROVAÇÃO

PAULO MAGNO DA MATTA

O GARIMPO NA CHAPADA DIAMANTINA E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS:
UMA VISÃOHISTÓRICA E SUAS PERSPECTIVAS FUTURAS

Dissertação aprovada como requisito para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Ambiental Urbana da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia – UFBA, pela seguinte banca examinadora:

Prof. Dr. José Baptista de Oliveira Júnior – Orientador Universidade Federal da Bahia – UFBA

Prof. Dr. Teobaldo Rodrigues de Oliveira Júnior – Co-orientador UnidadeBaiana de Ensino Pesquisa e Extensão – UNIBAHIA Prof.a Dra; Cybele Celestino Santiago Universidade Federal da Bahia – UFBA

Prof. Dr. Paulo Gustavo Cavalcante Lins Universidade Federal da Bahia – UFBA Prof.a Dra. Marjorie Cseko Nolasco Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS

No ar, cheiros e sensações de coisas e seres que já foram. E há, ainda, o terno encanto de uma infinda eindefinida saudade, impregnada em cada canto, em cada cor. Maurício Simonetti

Dedico esta obra a meu pai, Paulo Joaquim Bernardes da Matta (in memorian) e a meu irmão Caçula, Lucas Daniel da Matta (in memorian).

RESUMO

Esta dissertação procura fazer um diagnóstico dos impactos negativos sobre o ambiente natural causados pelos garimpos de diamante na Chapada Diamantina, bem como discutir osimpactos sobre o ambiente antrópico provocados pelo fechamento da atividade mineira de diamante na região mencionada. Para isso, utilizaram-se dados e informações registradas durante várias visitas à Chapada Diamantina em um intervalo de oito anos (entre 1997 e 2004). O empirismo da pesquisa foi obtido também através de informações de relatórios oficiais do DNPM, alguns elaborados nas épocas (anos80 do século XX) em que a mineração por dragas estava no seu auge. Oficialmente o garimpo começou em 1844, no lugar conhecido hoje como cidade de Mucugê, onde aconteceu o verdadeiro rush do diamante na Chapada. A partir de lá a região da Chapada Diamantina começou a ser delimitada, de acordo com as migrações dos garimpeiros em busca da gema cobiçada. Até meados dos anos 1970, após diversos momentosde crises e apogeus, imperava somente o garimpo rudimentar, conhecido como garimpo de serra ou artesanal, onde o cascalho diamantífero, derivado da erosão dos conglomerados da formação Tombador, era procurado entre sedimentos eluvionares e coluvionares existentes nos flancos dos relevos. Com a exaustão das jazidas das serras, o minerador lançou mão de equipamentos pesados para explotar os...
tracking img