GARIMPO E CONFLITOS: DISPUTAS POLITICAS E TERRITORIAIS NA BACIA DO GARÇA( 1920 – 1930 ).

2152 palavras 9 páginas
GARIMPO E CONFLITOS: DISPUTAS POLITICAS E TERRITORIAIS NA BACIA DO GARÇA( 1920 – 1930 ).

Evandro Gabriel Cegati
Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD / Bacharelado – História.

RESUMO
Este trabalho apresenta fatos ocorrido no período de 1920 a 1930 na região da Bacia do Garça limite entre os estados de Mato Grasso e Goiás. O estudo se apóia no garimpo de diamantes, e foi constituído além do referencial bibliográfico por uma amostra de 10 documentos históricos. Os dados indicam instabilidade política entre garimpeiros e o poder público e conflitos de valores individuais pela posse dos garimpos de diamantes.

Palavras-chave: Garimpo. Política. Conflito.

1. Introdução

Durante o século XVIII no Brasil, as lavras de diamantes eram de monopólio da Coroa Portuguesa, essas eram preservadas cuidadosamente. Durante longos anos a descoberta de uma mina de diamantes era uma decepção para os sertanistas, pois não podiam explorá-la. Apenas a partir de 1805 foi liberada a extração de diamantes para particulares1. A partir da liberação, vários garimpos foram descobertos ou simplesmente revelados. O êxito dos primeiros garimpeiros provocou a migração de uma corrente de outros garimpeiros para esse território dos diamantes, gerando-se assim um novo ciclo de riqueza na região centro-oeste.
O território a que se refere esse artigo, abrange a Bacia do Garça, formando uma imensa figura geométrica de um triangulo eqüilátero de linhas imaginarias, o qual tem como vértices os municípios de Barra do Garça-MT, Poxoréu-MT e Santa Rita do Araguaia-GO. Dentro dessas delimitações surgiram muitos povoados influenciados pelas minas de diamantes no início do século XX, e da mesma forma desapareciam, assim como os sonhos de muitos mineradores aventureiros2.
Com o aumento da migração, principalmente de nordestinos que fugiam do árduo trabalho do norte de Mato Grosso e da Amazônia3, forma-se um mosaico étnico na região delimitada, dessa forma surge um

Relacionados