Garagem vertical

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS
CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
ENGENHARIA ELÉTRICA

Hidráulica e Pneumática
Daniel Faistauer

GARAGEM VERTICAL





São Leopoldo,Novembro de 2012.
SUMÁRIO

1. Introdução 3
2. Esboço do Sistema 4
3. Esquema Hidráulico Simplificado 6
4. Descrição do Funcionamento do Sistema 7
5. Cálculos do Projeto 9
5.1 Dimensionamentodos Cilindros de Elevação 9
5.2 Cálculo do Volume dos Cilindros 9
5.3 Dimensionamento da Bomba Hidráulica 10
5.4 Cálculo do Deslocamento da Bomba 10
5.5 Cálculo da Potência de Acionamento das Bombas 11
5.6 Determinação das vazões 11
5.7 Determinação das Velocidades 12
5.8 Determinação do Volume do Reservatório de Óleo 12
5.9 Volume das Tubulações dos Cilindros 12
5.10Somatório dos Volumes Calculados 13
5.11 Resultados Obtidos 13
6. LISTA DE COMPONENTES 14
7. CONCLUSÃO 15
8. BIBLIOGRAFIA 16
9. Anexos 17
*

Introdução
Este trabalho tem como objetivo à aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos obtidos durante a disciplina cursada no semestre, em um dispositivo real para melhorar a falta de espaço nas garagens de edifício e condomíniosfechados.
A proposta se refere a instalação de um sistema de garagem vertical o qual possui um sistema de acionamento hidráulico de acionamento para elevar ou abaixar o veículo na garagem fazendo com que seja possível guardar dois automóveis no espaço que caberia apenas um automóvel.

Esboço do Sistema
O sistema proposto é constituído de uma plataforma metálica dimensionada para suportara capacidadenominal de carga de 5.000 kg, sendo que estamos considerando que cada automóvel tenha um peso aproximado de 2.000 kg. Para efeito de estimativa, será admitindo o peso próprio da estrutura como sendo 1.000 kg.
O sistema será automatizado, controlado através de um CLP (controlador lógico programável ), sendo que o proprietário irá operar o sistema através de chaves localizadas próxima da garagem.Abaixo nas figuras 1 e 2 temos as duas situações de operação do dispositivo.

Figura 1 – garagem recuada
Na imagem acima é possível ver a disposição dos automóveis na garagem, sendo que o carro que esta na parte superior esta no nível da rua, e o outro automóvel fica guardado no sub-solo.
Na imagem abaixo temos o sistema acionado, ou seja, a estrutura está elevada, ou ainda os cilindrosestão acionados, possibilitando que o veículo que está guardado no sub-solo posso sair.

Figura 2 – Garagem Elevada

O sistema foi projetado para que um automóvel possa sair por vez, e o tempo de elevação do cilindro será em torno de 15 segundos.
Esquema Hidráulico Simplificado

Figura 3 – Circuito Hidráulico do Sistema

Figura 4 – Painel de Controle da Garagem
Descrição do Funcionamentodo Sistema
A garagem vertical é alimentada por uma central hidráulica dedicada. Este sistema é alimentado por uma bomba de palhetas.
Para evitar que o sistema se mantenha pressurizado quando as válvulas direcionais V1 e V2 não estiverem sendo acionadas, optou-se pela instalação de uma válvula ON/OFF normalmente aberta na linha de pressão fazendo com que o fluxo apenas recircule para tanque abaixa pressão.
As solenóides de acionamento das válvulas V1 e V2 (S1, S2, S3 e S4) estão eletricamente intertravadas com a solenóide de acionamento da válvula V3. Para que o sistema seja pressurizado, basta acionar qualquer uma das válvulas direcionais em qualquer sentido de operação. Com isso, a válvula V3 fecha e faz com que o a pressão no sistema aumente.
O sistema será controlado por umabotoeira a qual possuirá apenas 3 botões, sobe garagem, desce garagem e emergência, todos interligados no CLP de controle.
Quando a garagem estiver recuada, o segundo nível da garagem ( nível mais alto ) estará no nível da rua sendo que caso o proprietário do veículo deseje sair com este automóvel apenas terá que retirar o carro sem precisar movimentar a garagem.
Para a elevação da garagem é...
tracking img