Gap Apont

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

A sociedade moderna tem informação a mais e tempo a menos. Por isso é preciso criar uma marca carismática. O preço e os benefícios do produto importam, mas só há um concorrente capaz de ser o “mais barato”. Então, é necessário posicionarmo-nos. Para tal perguntamos “o que é que nós somos?” “o que é que nós fazemos?” e “porque é que somos importantes ou porque é que fazemos a diferença?” Ovencedor será quem faz mais barato ou quem se adapta no tempo e no espaço? É preciso inovar!
Foi isso que a GAP fez. O seu objetivo foi criar uma nova linha e posicioná-la na mente do consumidor como top, para oferecer algo diferente daquilo que já existe no mercado e destacar o apoio da Gap Inc. A sua tática foi procurar nichos de mercado pouco explorados.

A chegada da Gap ao Brasil é fruto deuma parceira com o grupo Blue Bird, dono das marcas Cori, Luigi Bertolli e Emme, que será franqueado da rede americana.
O foco são consumidores das classes A, B e C, com idade entre 18 e 30 anos.
Com a linha Kids, a Gap também preenche uma lacuna no portfolio de produtos do Blue Bird, que não tinha nenhuma marca que atendesse o público infantil.
Sobre o posicionamento de preço, o executivoafirma que a empresa será competitiva, porque baixou suas margens de lucro para o mercado brasileiro (os produtos devem ser 30% mais caros que nos Estados Unidos)
O foco da marca será a mídia digital
Na América Latina, a Gap já possuía 20 lojas, distribuídas no Chile, Uruguai, Panamá, Colômbia, Peru e México.
Movimentos de MKT
- Tentaram mudar de logotipo
De forma simples, marca é a imagem queos clientes, consumidores, fornecedores, funcionários e outros stakeholders possuem de uma empresa/produto. Essa imagem é formada por todos os tipos de contato que se tem com tal empresa/produto. Isso vai desde publicidade, até a experiência na hora da compra, no atendimento, no pós-venda, na embalagem, no engajamento além da venda e até na hora de abrir a embalagem (Apple que o diga). O queaconteceu foi que a GAP jamais iria convencer os seus consumidores do seu novo logo enquanto achar que seu antigo logo é somente um logo, um desenho que pode ser substituido a qualquer momento por qualquer outra coisa que acharem interessante. São 20 anos (do logo caixa azul) de publicidade, de comportamento, de relacionamento com seus clientes. Se esse ídolo é profanado, os seus adoradores sentem quetudo que ele representa também foi. De fato, a empresa passa por um momento de mudanças e nada mais previsível que mudar o logotipo para mostrarem essa nova fase. Contudo, esse novo logo deve manter tudo o que o antigo respresenta e mostrar a nova era. E o mais interessante é que uma das principais características do branding é fazer com que o consumidor percebe os valores da marca, passe aadmira-los, te-los como seus próprios valores e a mostra-los com orgulho (nessa caso, em suas roupas). A GAP tinha tudo isso e simplesmente ignorou. O consumidor não está nem aí se a GAP está sofrendo de envelhecimento, se a concorrência está ganhando mercado ou qualquer outro tipo de problema. O que o consumidor quer são produtos de qualidade, valores que condizem como que ela pensa e/ou admira e umlogo que represente tudo isso e que seja reconhecível por todos. Talvez seja necessário a GAP atualizar sua marca sim, como a própria CEO sabe e disse, mas um projeto como esse é grande demais pra ser feito por não-especialistas, sem ouvir consumidores e se preocupando somente com a parte gráfica do logo.

CONCORRENCIA
A competição teve maior relevância. Os produtos comercializados pela Gap Inc.foram emitacion fácil. Marcas como Target e Wal-Mart decidiu inserir as categorias de moda. Ambos venderam linha de roupas "barato e chique"; rapidamente começou a atrair a atenção dos clientes da Gap. Estratégia ambos os concorrentes estava focada em oferecer os mesmos produtos essa lacuna com custos muito inferiores. Alvo por sua vez, tinha feito acordos com designers de renome, para fornecer...
tracking img