GANDOLFO Luciana

4828 palavras 20 páginas
COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO
1
GANDOLFO, Luciana. Eutonia: a percepçâo da variaçâo do tônus através da atençâo às sensaçôes corporais. . In: ENCONTRO PARANAENSE, CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIAS
CORPORAIS, XVIII, XIII, 2013. Anais. Curitiba: Centro Reichiano, 2013. [ISBN – 978-85-87691-23-1].
Disponível em: www.centroreichiano.com.br/artigos. Acesso em: ____/____/____.
_________________________________

EUTONIA: A PERCEPÇÂO DA VARIAÇÂO DO TÔNUS ATRAVÉS DA
ATENÇÂO ÀS SENSAÇÔES CORPORAIS
Luciana Gandolfo

RESUMO
Neste artigo apresentaremos os conceitos de tônus e de contato dentro da teoria e da prática da eutonia, conforme foram construídos por Gerda
Alexander. Por sua importância e complexidade, os conceitos de tônus muscular e tonicidade são objeto de estudo em diversas áreas do conhecimento. Abordaremos primeiro as principais conceituações de tônus, para depois apresentar as concepções específicas de Gerda Alexander, dentro do contexto da eutonia. A percepção do tônus e a consciência do contato trazem vitalidade a um corpo que não está dissociado da mente e do espírito.
Também podem nos ajudar, em um sentido mais amplo, a refletir para encontrarmos, a partir do indivíduo, maneiras contemporâneas de construir valores e atitudes mais éticas, projetando-as para organizações comunitárias e sociais mais humanizadas.

Palavras-chaves: Eutonia . Consciência Corporal . Tônus . Postura
..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..- ..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..
No inicio do século XX, no período entre guerras, surgiram vários movimentos de transformação nas formas de pensar, criar e ensinar, talvez como reação à própria opressão vivida por aqueles que enfrentavam as duas guerras e o nazismo. Foi neste contexto que Gerda Alexander criou a eutonia.
Considerada um dos primeiros métodos de educação somática, a eutonia é uma prática terapêutica e pedagógica que leva em conta as relações entre mente e corpo a partir da experiência corporal.
O desenvolvimento

Relacionados

  • Li es de Direito Processual Civil Vol II Alexandre Camara 2013
    263233 palavras | 1053 páginas