Gametogênese resumo

Gametogênese

É um processo pelo qual os gametas são produzidos nos organismos dotados de reprodução sexuada. Nos animais, a gametogênese acontece nas gônadas, órgãos que também produzem oshormônios sexuais, que determinam as características que diferenciam os machos das fêmeas.
O evento fundamental da gametogênese é a meiose, que reduz à metade a quantidade de cromossomos das células,originando células haploides. Na fecundação, a fusão de dois gametas haploides reconstitui o número diploide característico de cada espécie.
[editar]Espermatogênese

Espermatogênese é o processo deformação das células sexuais masculinas, os espermatozoides.
Ovogênese

Oogénese, ovogénese, oogênese ou ovogênese, é o processo de formação das células sexuais femininas, os óvulos. No entanto nosSeres Humanos bem como na maioria dos mamíferos este processo só termina se após a ovulação ocorrer a fecundação do oócito II que se encontra em metafase II.
[editar]Gametogênese nos animais

Osespermatozoides e os óvulos têm origem nas células germinativas primordiais (CGPs) do embrião. Estas células diferenciam-se muito cedo (no Ser Humano, aparecem na quarta semana da gestação) naendoderme e são fáceis de reconhecer uma vez que contêm grande quantidade do enzima fosfatase alcalina.
As CGPs migram por movimento ameboide para o mesentério dorsal do embrião e daí lateralmente para ascristas genitais, que se encontram próximas do local onde ficarão os rins. Durante esta migração, as CGPs dividem-se várias vezes e, quando chegam às cristas genitais, os embriões macho e fêmea nãosão ainda morfologicamente reconhecíveis. No entanto, pouco tempo depois (na 6ª semana de gestação, nos humanos) as diferenças começam a formar-se: enquanto que na fêmea, as cristas genitais mantêm asua aparência, nos machos começam a formar-se as gónadas com o desenvolvimento de cordões sexuais.
[editar]Espermatogênese
Nos machos, as CGPs (células germinativas primordiais) transformam-se em...
tracking img