Games

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Este artigo surgiu da necessidade de demonstrar a importância do lúdico no ensino da matemática para alunos do 1° ao 3° ano do ensino fundamental, por ser nesta faixa etária que os alunos, por sua natureza se mostram mais receptivos àquilo que pode ser concreto e visual.
Pensando nos alunos que recebemos hoje na escola, tão dinâmicos e cheios de informações, vindas de diferentes realidades,surge entre nós professores a ânsia de progredir com estes conhecimentos, aprimorando-os para que encontrem sua eficácia no dia a dia destes pequenos.
Como estão na fase de alfabetização, muitos alunos, antes mesmo de “ decifrarem” o mundo escrito que os rodeiam, já convivem com a matemática em várias situações de seu cotidiano.
O ensino da matemática, por ser uma ciência exata, nos remete ao errode pensarmos em uma única maneira de chegarmos a uma resposta, quando na verdade as possibilidades e caminhos para isso são inúmeras.
Para as crianças, nos primeiros anos de escolaridade, entender o que é a matemática e suas funções na vida diária é muito abstrato e neste momento o lúdico se faz presente, pois este sim, faz parte do contexto de infância da criança, afinal, brincar faz sentidopara ela.
Em contraponto estão os professores, que se empenham em ensinar os conteúdos pré estabelecidos por um currículo, pouco flexível, tendo como seu único instrumento, o conhecimento da sua época escolar.
Conhecimento este, muitas vezes não atualizado com o passar dos anos e que não acompanham esta turminha do século XXI.
Desta forma acontecem os conflitos sobre o que e como ele (o professor)aprendeu matemática, as novas idéias sobre este ensino, o conhecimento que os alunos trazem e dentro disso como transmitir o conteúdo curricular.
Assim neste artigo procurei desvendar um pouco mais o mistério que envolve a matemática e fazer-nos pensar em como deixá-la mais branda, mas não menos eficaz, buscando sua funcionalidade no cotidiano das crianças.


A importância do lúdico atravésdos tempos.
Para entendermos melhor a importância do lúdico através dos tempos, voltaremos o olhar aos pensadores e defensores do lúdico da antiguidade.
A ludicidade sempre fez parte da vida dos seres humanos desde os povos primitivos, porém esta não era tida como forma de prazer , mas sim parte de suas obrigações diárias.

Eis alguns filósofos e pensadores e suas idéias sobre o lúdico:
Platão( 427- 348) apud. Paulo Nunes de Almeida- 1998, afirmava que os primeiros anos da criança deveriam ser ocupados com jogos educativos, praticados em comum pelos dois sexos, sob vigilância e em jardins da infância.
Platão introduziu também, uma prática matemática lúdica. Ele aplicava exercícios de cálculos ligados a problemas concretos da vida e dos negócios.
Montaigne (1533 - 1592): Fazia acriança ter a curiosidade pelas coisas ao seu redor;
Comênio (1592- 1671): Tinha três idéias que foram a base da nova didática: naturalidade, intuição e auto-atividade;
Rosseau: (1712 - 1778): Demonstrou que a criança não aprende nada senão por uma conquista ativa.
Pestalozzi (1746 - 1827): Defende que o jogo é um fator decisivo que enriquece a responsabilidade e fortifica as normas de cooperação.Froebel (1782 - 1852): Estabelece que a pedagogia deve considerar a criança como atividade criadora e despertar, mediante estímulos, suas faculdades próprias, para criação produtiva.
Com Froebel se fortalecem os métodos lúdicos na educação.
Dewey (1859 - 1952): Para ele o jogo faz o ambiente natural da criança e as referencias abstratas não correspondem ao interesse da criança.
MariaMontessori (1870 - 1952): Remonta as necessidades dos jogos educativos de Froebel para educação de cada um dos sentidos. Os jogos “sensoriais”.
Jean Piaget: Piaget acredita que os jogos não são somente forma de distração para as crianças, mas sim meios que enriquecem o desenvolvimento intelectual.
Conclui: “Os métodos de educação das crianças exigem que se forneçam a elas um material conveniente, afim...
tracking img