Gamaticabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Linguagem, língua e fala


Ana Tereza
Diego Camilo
José Carlos
Leila Lima
Liliana Cotias
Martinho Neto
José Soares Neto
Ronivon da Silva
William Santos







Feira de Santana
2012


Toda língua possui uma estrutura que o indivíduo aprende desde cedo, que é a gramática. Por conhecê-la de um modo amplo é que o falante consegue usar a língua. Embora cada falante se julgueproprietária da língua ele está sujeito a algumas restrições impostas pela mesma, sendo restrições de ordem intrínseca (regras inerentes a própria língua) e extrínseca (imposta pela comunidade lingüística).
Por conhecermos as regras dessa gramática intrínseca (combinação de regras de palavras internalizadas pelos falantes desde pequenos, lhes permitindo construir e entender frases com sentido) éque conseguimos construir frases, textos, diálogos adequados para nos comunicarmos. Alguns autores dão o nome de competência a esses conjuntos de normas internalizadas permitindo emitir, receber e julgar enunciados. Fala também do desempenho que é a capacidade que cada indivíduo tem de desenvolver, utilizar essa competência.

 Gramaticalidade:
Gramaticalidade é a característica da língua quepossibilita um falante compreender o outro que compartilhe das mesmas correlações entre significados e seqüências de sons, considerando gramaticais às frases construídas segundo essas regras internalizadas pelos falantes. A construção de uma sentença compreensível por outros é a demonstração desta característica. Exemplo: Fazem quatro anos que ele viajou. Embora esta frase não seja aceita pelagramática normativa, que segundo ela a frase correta deveria ser Faz quatro anos que ele viajou, ela é considerada gramatical segundo as regras internalizadas pelos falantes.

 Agramaticalidade:
Ocorre a agramaticalidade quando não são respeitadas características essenciais que possibilitam a comunicação, por exemplo, não obediência de ordem obrigatória entre os elementos gramaticais ou omissãode elementos indispensáveis. Considerando agramaticais porque não foi realizada de acordo com a gramática internalizada da língua. Exemplo: Que ele anos quatro viajou faz ( Faz quatro anos que ele viajou).





DICOTOMIAS DE SAUSSURE
Ferdinand Saussure nascido em Genebra, Suíça, em 1857, foi um dos mais engajados lingüistas de nossa história. Estudou em Leipzig, Alemanha,escola onde oschamados "novos gramáticos" estavam renovando os métodos da gramática comparada.
Saussure dedicou sua vida ao estudo e o ensino do sânscrito (antiga língua sagrada e literária da Índia, pertencente ao grupo Indo-Europeu), gramática comparada e, nos últimos anos de sua vida, linguística geral. Defendeu sua tese de doutorado sobre o uso do caso genitivo no Sânscrito.
Saussure começou a elaborar suasconsiderações sobre a linguística, pois estava insatisfeito com as teorias existentes em sua época, não vendo em nenhuma delas um objeto de estudo definido. Sua primeira missão, na construção de uma nova teoria, foi definir tal objeto de estudo. De sua definição, podemos entender que o objeto de estudo da linguística é a língua, que junto com a fala, forma a linguagem.
Saussure definiu um novoobjeto de estudos para a linguística, as dicotomias. São: Langue e Parole, Significante e Significado, Sincronia e Diacronia, Paradigma e Sintagma.
Langue e Parole
A língua é um sistema de signos estruturados, ela é sistemática, enquanto a fala é individual. Enquanto a língua é um dado social, a fala é particular. A fala é a forma como um indivíduo utiliza a língua. Os fatos de língua podem serestudados separadamente dos fatos de fala. A língua é um sistema organizado enquanto a fala é a forma particular de usar esse sistema.
Significante e Significado
Segundo Saussure, signo é a junção de um significante com um significado. A língua não é uma mera nomenclatura, mas sim a relação de uma imagem acústica com um conceito, isto é, um significante e um significado, que juntos formam um...
tracking img