Gallleu galilei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Galileu Galilei
(Físico)
A natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais.Analisa suas relações e propriedades,além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências.Busca a compreensão científica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em nosso torno,desde as partículas elementares até o universo como um todo.
Biografia:
Galileu Galilei foi umfísico,matemático,astrônomo e filósofo.Nasceu na Itália no ano de 1564.
Galileu Galilei foi personalidade fundamental na revolução científica.Foi o mais velho dos sete filhos do alaudista Vincenzo Galilei e de Giulia Ammannati.Viveu a maior parte de sua vida em Pisa e em Florença,na época integrantes do Grão-Ducado de Toscana.
Galileu nunca se casou.Porém ele teve um relacionamento com Marina Gamba,uma mulher que eleconheceu em uma de suas muitas viagens a Veneza.marina morou na casa de Galileu em Pádua onde deu a luz três crianças.Suas duas filhas,Virgínia e Lívia,foram colocadas em conventos onde se tornaram,respectivamente,irmã Maria Celeste e irmã Arcângela.Em 1610, Galileu mudou-se de Pádua para Florença onde ele assumiu uma posição na corte dos Médici.Ele deixou seu filho,Vincenzo,com Marina Gamba emPádua.Em 1613,Marina casou-se com Giovanni Bartoluzzi, e Vincenzo foi viver junto com seu pai em Florença.
Galileu estudou medicina na Universidade de Pisa.Ao mesmo tempo estudou matemática e se tornou professor da matéria na Universidade de Pádua e Pisa.
Galileu tinha um temperamento alegre, otimista, sociável, com todas as paixões do diletante e do sibarita; com o mesmo empenho, participava numargumento literário, num difícil caso legal, numa cena elegante ou na descoberta de um novo efeito natural. Era direto e audaz na apresentação dos problemas intelectuais; no trabalho e no lazer, mostrou-se sempre como homem apaixonado, que ía até aos limites das suas possibilidades. Era dotado de uma grande imaginação, viva e desperta; tinha um espírito de rebeldia, de inconformismo, de contradição,que lhe granjeou a animosidade e até o ódio dos seus professores na Universidade de Pisa.
Sentia-se atraído por tudo: os movimentos da lâmpada do templo; o canto dos insetos; os versos elegantes. Vivia nele um espírito aberto, filho das tradições de se chamar um pensador, um escritor. Era tal o seu talento que estas características intelectuais da sua mente não conseguem completar a descrição dasua personalidade profundamente humana.
Mas em 1611, a igreja começou a preocupar-se com as ideias de Galileu afirmando que ele era perigoso,pois tinha alta capacidade de influenciar muitas pessoas. Galileu era contra a interpretação literal da bíblia pela igreja Católica,onde a Terra era o centro do Universo. Em1616, inquisição (Tribunal do Santo Ofício) pronunciou-se sobre a TeoriaHeliocêntrica declarando que a afirmação de que o Sol é o centro imóvel do Universo era herética e que a de que a terra se move estava "teologicamente" errada, contudo nada fora pronunciado a nível científico. O livro de Copérnico De revolutionibus orbium coelestium, entre outros sobre o mesmo tema, foi incluído no Index librorum prohibitorum ("Índice dos livros proibidos"). Foi proibido falar do heliocentrismocomo realidade física, mas era permitido referir-se a este como hipótese matemática (de acordo com esta ideia o livro de Copérnico foi retirado do Index passados quatro anos, com poucas alterações). Apesar de que nenhum dos livros de Galileu foi nesta altura incluído no Index, ele foi no entanto convocado a Roma para expor os seus novos argumentos. Teve assim a oportunidade de defender as suasideias perante o Tribunal do Santo Ofício dirigido por Roberto Bellarmino, que decidiu não haver provas suficientes para concluir que a Terra se movia e que por isso admoestou Galileu a abandonar a defesa da teoria heliocêntrica exceto como ferramenta matemática conveniente para descrever o movimento dos corpos celestes. Tendo Galileu persistido em ir mais longe nas suas ideias, foi então...
tracking img