Galileu galilei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A VIDA DE GALILEU GALILEI



Professora Orientadora: Marlúbia de Paula
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura Matemática (MAD 0099)- Psicologia da Religião
10/07/2012


RESUMO

Contar a história de um grande matemático, físico e astrônomo, como foi sua vidae suas descobertas tanto na matemática como física e astronomia, no que elas ajudaram em seu tempo e quefazem parte ate hoje em nossos dias, e o porquê de ser condenado pela igreja católica. Contando suas descobertas, experiências e porque somente após sua morte suas descobertas foram aceita pelo mundo.


Palavras-chaves: Telescópio. Centro do universo. Condenação. Diálogos, Descobertas. (Use no máximo 3)


1 INTRODUÇAO

Galileu Galilei, considerado uma dos maiores nomes e por muitosconsiderado o Pai da Ciência Moderna por realizar experiências na natureza para comprovar seus raciocínios e descobertas, foi em sua vida um grande Físico, Matemático e Astrônomo.


Nasceu na Itália no ano de 1564, onde durante sua juventude escreveu obras sobre Dante e Tasso. Fez descobertas como a lei dos corpos, enunciou o princípio da Inércia. Foi o primeiro que contestou as afirmaçõesde Aristóteles, que, até aquele(estas informações encontram-se no site: http://www.suapesquisa.com/biografias/galileu/) momento, havia sido o único a fazer descobertas sobre a física. Onde nesse período criou a balança hidrostática, que, posteriormente, deu origem ao relógio de pêndulo.


Depois das informações sobre a construção do primeiro telescópio, na Holanda, ele construiu a primeiraluneta astronômica onde pode observar a composição estelar da Via Látea, os satélites de Júpiter, as manchas do Sol e as fases de Vênus. Essas descobertas astronômicos foram relatados ao mundo através do livro Sidereus Nuntius (Mensageiro das Estrelas), em 1610. Foi através da observação das fases de Vênus, que Galileu passou a enxergar embasamento na visão de Copérnico (Heliocêntrico – O Sol como centro doUniverso) e não na de Aristóteles e Ptolomeu, onde a Terra era vista como o centro do Universo.


Por sua visão heliocêntrica, Galileu teve que ir a Roma em 1611, pois estava sendo acusado de herege, onde foi condenado e obrigado a assinar um decreto do Tribunal da Inquisição, onde declarava que o sistema heliocêntrico era apenas uma hipótese.


Contudo, em 1632, ele voltou a defendero sistema heliocêntrico e deu continuidade aos seus estudos. Muitas ideias fundamentadas por Aristóteles foram colocadas em discussão por indagações de Galileu. Em 1642, ele morreu cego e condenado pela Igreja Católica por suas convicções científicas.




2 VIDA


Galileu Galilei, que nasceu na cidade italiana de Pisa, em 15 de Fevereiro de 1564. Filho o mais velho dos sete filhos deVicenzo Galilei, músico nobre da cidade e de Giulia Ammannati. Desde cedo, era excelente estudante. Quando sua família se mudou para a cidade de Florença, em 1574, Galileu passou a estudar em uma cidade vizinha, onde era educado por monges do mosteiro de Camaldolense.


Sete anos depois, voltou à sua cidade natal, para estudar Medicina, segundo o desejo do pai. No entanto, era desinteressado, egastava seu tempo fazendo experimentos com balas de canhão, soltadas de tábuas de diferentes inclinações e observava onde paravam. Usando das mesmas balas, fez experimentos e cálculos, que o levou a descobrir que o alcance máximo da bala era obtido ao lançar a mesma a 45 graus com a horizontal. Foi nessa época que descobriu como fazer a balança hidrostática (invenção que, mais tarde, iria darorigem ao relógio de pêndulo, a partir da lei do isocronismo), a partir de observações na oscilação de um lustre da igreja de Pisa.


O interesse na Física (Ciência considerada de sonhadores, na época) e na Matemática o levou a largar a Medicina (em 1585) para dar palestras na Academia de Florença por alguns anos onde deu aulas particulares para sobreviver e continuou os seus estudos de...
tracking img