Galateu ou dos costumes (resumo da obra)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Galateo ou dos costumes (resumo da obra):

Giovanni Della Casa (1503 a 1556), foi literato e clérigo italiano, estudou em Roma e Bolonha e por sua aprendizagem ganhou o patrocínio de Alexandre Farnese, o papa Paulo III, que o fez núncio em Florença, onde recebeu a honra de ser eleito membro da Academia celebrada e em seguida para Nápoles, onde sua capacidade oratória trouxe-lhe grandesucesso. Por fim foi elevado a arcebispo de Benevento. Sua obra poética liderou uma reação ao modelo petrarquiano. Sua prosa ganhou grande reputação em seus dias e muito tempo depois, seu principal trabalho é exatamente a obra da qual iremos tratar aqui, “Galateo ou dos costumes”.
Essa obra foi publicada pela primeira vez em 1558 e é tida como o “ultimo grande tratado” do Renascimento. É omais importante e influente livro de civilidade depois de ‘O Cortesão’ de Baldassare Castglione, publicado trinta anos antes, foi usado como fonte para os estudos de Norbert Elias junto com a obra de Erasmo de Rotterdam, “A Civilidade Pueril” (De civilitate morum puerilium).
Neste tratado, Della Casa enuncia, de maneira consistente e sistemática a idéia de uma definição entre moral e costumes,descrevendo os benefícios destes costumes e orientando seu uso em todo âmbito social, atribuindo regras a essa sociedade e o desenvolvimento de uma moral que acreditava-se ser necessária àquela sociedade. Escrito em prosa que, segundo os padrões da época, está entre os estilos mais graciosos e requintado produzidos no insuperável século XVI italiano. Nele a filosofia prática e a retórica civilreformista de matriz aristotélica que o difere decididamente do modelo nostálgico e neoplatônico de “O Cortesão”, está presente a todo momento.
Esse trabalho foi dedicado a Galeazzo Florimonte, primeiro bispo de Aquino e, em seguida Aurunca Sessa, o que explica o título, que é na verdade Galatheus, a forma latina do nome do homenageado, que na obra aparece “para designar a personagem de velho edouto ‘familiar’, encarregado da delicada missão de ensinar civilidade e corrigir costumes inconvenientes e viciosos” (p.11 nota 8), e o autor afirma ter escrito seu tratado graças ao incentivo do mesmo.
São citados outros personagens reais na obra como Giovani Matteo Giberti (1495 – 1543), bispo de Verona, o que trás ao leitor uma maior atenção ao que está sendo orientado na obra, e ajuda naredefinição da moral e dos costumes daqueles que a lêem.
Della Casa pretende ressaltar que os ensinamentos do tratado não deveriam ser considerados como matéria de exclusivo interesse ou aplicação ao grupo dirigente, apesar de ser mais direcionado aos ‘gentis-homens’, os literatos e a gente de corte; os demais indivíduos, ansiosos por um lugar social, deveriam também absorver esses costumes pornatural imitação. Desse modo, para Giovanni, a ‘matéria’ das boas maneiras é própria de um saber proveniente mais da experiência do que do estudo, mas esta deve ser adquirida a partir do conhecimento dos vários âmbitos sociais, para adequar os bons modos aos ambientes frequentados.
O principio básico do tratado de Giovanni Della Casa permeia toda a obra: deve-se ordenar os modos segundo oque agrada aquele com quem se trata. Ou seja, as boas maneiras são uma forma de modelação do individuo para tornar a vida em sociedade agradável a todos. É pelo habito adequado, adquirido ao longo do tempo pela pratica de obras racionais, que se passa das inclinações do caráter, moralmente neutras, ao verdadeiramente ético. Quer dizer, a predisposição natural, ainda que se pretenda boa, tem aindaque ser amadurecida pelo habito adequado, voluntariamente adquirido, para efetivar-se como virtude.
No tratado, os hábitos são como modos ou praticas que estruturam a vida em sociedade, desde o que diz respeito à higiene, às maneiras de comer, vestir-se e apresentar-se em publico, passando pelas relações entre temperamentos difíceis ou desagradáveis e as disposições sensíveis e afetivas...
tracking img