Gaijin: caminhos da liberdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História do Brasil Republicano
Carlos Eduardo Piassini
18.04.2011

Gaijin - Os Caminhos da Liberdade

Os desafios, estranhamentos e mazelas de um grupo de imigrantes japoneses que migram para uma fazenda de café de São Paulo no início do século XX, compõe o enredo de Gaijin – Os Caminhos da Liberdade, filme de 1980 dirigido pela cineasta nipo-brasileira Tizuka Yamasaki. No elenco há nomescomo Antônio Fagundes, Gianfrancesco Guarnieri, José Dumont e Louise Cardoso, sendo um filme premiado em alguns festivais de cinema, como o Festival de Cinema de Gramado.
O filme se dedica a ilustrar a vida dos trabalhadores, principalmente dos imigrantes japoneses, da Fazenda Santa Rosa, em São Paulo. Através das cenas, é possível visualizar com clareza o contexto da imigração no Brasil,fortemente influenciada por fazendeiros paulistas, e os diversos elementos que nortearam a vida dos imigrantes.
Em uma das primeiras cenas está presente uma das formas de exploração muito comuns dos fazendeiros para com os imigrantes: o imigrante italiano Enrico reclama com o proprietário da venda da fazenda que os preços dos alimentos ali vendidos estavam sempre aumentando, e por isso se trabalhavamuito sem se ver a “cor do dinheiro”. Esta era a prática dos “caderninhos”, que levava ao endividamento dos trabalhadores. O italiano reclamão é visto como elemento perigoso, e cogita-se mandá-lo embora da fazenda, mas ele é influente entre os demais trabalhadores e isso freia qualquer tentativa de dispensa.
Então, os japoneses chegam à fazenda e os estranhamentos com a nova terra surgem. Elesficam abismados com o tamanho da fazenda, que consideram maior do que a província japonesa de onde haviam vindo. No percurso até as casas reservadas a eles, uma carroça atola em meio ao lamaçal e Tonho, funcionário da fazenda, junto de alguns homens japoneses tentam desatolá-la, mas sem sucesso. Chico Santos, outro funcionário, chega ao local do entrave aos brados, xingando os japoneses, ou seja,tratando-os com inferioridade, assim como costumeiramente se fazia com trabalhadores escravos. Isso mostra que a presença das estruturas escravocratas, mesmo com a abolição da escravidão, ainda continuavam muito presente na mentalidade dos homens do período (início século XX).
Enfim, os japoneses chegam às casas onde, dali para a frente, irão viver. Ocorre uma grande decepção quando se deparamcom casebres caindo aos pedaços, e eles passam a reclamar que não fora aquilo que havia sido prometido para eles ainda no Japão. O recrutamento de mão de obra, principalmente para as lavouras cafeeiras, continha em seu cerne o uso de informações falsas para atrair trabalhadores, que vinham para o Brasil no intuito de ganhar dinheiro, obter terras e enriquecer, para ter melhores condições de vida doque em seus locais de origem. Outro fato referente ao recrutamento de mão de obra que o filme expressa é a questão da preferência por trazer famílias em relação a indivíduos solteiros. Tonho divide os japoneses em dois grandes grupos, e quando o faz, divide-os por famílias.
Depois de instalados, os japoneses passam a serem ensinados a trabalhar nos cafezais, e trabalham arduamente, até estaremexaustos. Há uma aparente dificuldade de comunicação entre eles e o restante, pois ainda não conseguem entender quase nada da língua portuguesa. Enquanto trabalham, alguns japoneses deixam explícito que estão o fazendo com o intuito de que aquela situação seja passageira.
Os trabalhadores da fazenda mostram a diversidade étnica que estava presente no ambiente de trabalho. O Italiano Enricocomenta com os japoneses que o Brasil era um local cheio de diversidade, com imigrantes alemães, italianos, árabes, russos, japoneses e também os negros. Não somente imigrantes de outros países, mas há também trabalhadores advindos de outras províncias do Brasil, como no caso do personagem Ceará, com sua fisionomia e sotaques nordestinos.
Com o passar do tempo, as desilusões começam a tomar...
tracking img