Gagueira adulto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gagueira no adulto: como a fonoaudiologia pode tratar (Encontros)
sábado, 23 de outubro de 2010

Segundo Nadir, não se pode tratar sem ter conhecimentos teóricos fonoaudiológicos e a pessoa quegagueja também precisa se conhecer e saber sobre sua gagueira. "Muitas pessoas que gaguejam deixam de cumprir seus objetivos e desejos por causa da gagueira e seus medos."

A fonoaudióloga explica queo tratamento visa mudanças na fluência, no comportamento da fala, no conceito e uso da gagueira e também no auto-conceito. "Com tantos livros e informações, o terapeuta precisa promover oauto-conhecimento da pessoa, quem ele é, o que ocorre com ele quando gagueja. A terapia precisa ter propostas de estratégias para melhorar a fluência."

Nadir explica as manifestações da gagueira:
Bloqueio(/peteca)
Prolongamento (pe_teca)
Repetição de som (pppeteca)
Repetição de sílaba (pepepeteca)
Intrusão (ichpeteca)
Pausa tensa (pe____/teca)
Alteração na velocidade da fala
Movimentosconcomitantes.

A professora continua dizendo que a pessoa que gagueja precisa saber o que acontece quando ele gagueja, entendendo isso , é possível desenvolver estratégias com ela. "Reduzir a tensão, termovimentos articulatórios mais amplos, velocidade de fala reduzida, estratégias linguísticas, auto-monitoramento e principalmente aceitação da gagueira, que não significa acomodar, e aumento daauto-estima são fundamentais para a fluência da pessoa."
4) Como é feito o tratamento fonoaudiológico especializado para gagueira? 
Existem diversos métodos fonoaudiológicos para tratamento da gagueira. Ométodo preconizado pelo Instituto Brasileiro de Fluência é a neuropsicolingüística. A abordagem de terapia via neurociências está apoiada nas seguintes premissas:
* Informações sobre gagueira: oobjetivo é dissolver mitos sobre a gagueira para que o paciente compreenda melhor o distúrbio e, a partir daí, comece a modificar sua maneira de compreender, lidar e reagir à gagueira. É fundamental...
tracking img