Gagd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PARCELAS QUE INFLUENCIAM A EFICIÊNCIA DE RECUPERAÇÃO

Conceitualmente a eficiência de recuperação (ER) de um projeto de injeção de um fluido imiscível em um reservatório de óleo pode ser definida como o produto entre as eficiências de varrido horizontal, de varrido vertical e de deslocamento:
E_R= E_A∙E_vv∙E_D
Como o produto das duas primeiras (eficiências de varrido horizontal e vertical)é definido como sendo a eficiência volumétrica (Ev), a equação pode também ser escrita como:
E_R= E_V∙E_D
Caso haja influência de contato e de mobilidade a equação pode ser expressa da seguinte forma:
E_R= E_V∙E_C∙E_D∙E_M
Expostas as equações a seguir o detalhamento de cada fator que influencia a eficiência de recuperação (ER).
Obs: Para se obter boas recuperações, são necessárias que todasas eficiências sejam altas. Quando as eficiências de varrido são baixas, o fluido injetado simplesmente encontra caminhos preferenciais e se dirige rapidamente para os poços de produção, deixando grandes porções do reservatório intactas. Quando a eficiência de deslocamento é baixa, mesmo que as eficiências de varrido sejam altas, o fluido injetado não desloca apropriadamente o óleo para fora daregião invadida.

EFICIÊNCIA DE VARRIDO HORIZONTAL

Em qualquer projeto, independentemente do esquema escolhido, existe uma área total definida que está sujeita à influência da injeção. Por exemplo, em um esquema “five-spot” essa área total é a área da malha base, ou seja, um quadrado. Já no modelo “seven-spot” essa área é um hexágono. Em um reservatório como o da Figura 14.1 a
área totalpode ser vista em planta, delimitá-la pelo contato óleo/água. Observe que esta área é sempre medida em planta.
Se não existissem fatores que interferem no desempenho do processo e se o tempo de atuação fosse infinito, a área da malha ou do reservatório seria integralmente varrida pelo fluido injetado, e a recuperação de petróleo seria proveniente de toda essa área. Em projetos reais, devem serefetuados cálculos para estimar que percentuais dessa área total foram invadidos em diferentes tempos e diferentes condições, uma vez que o fluido injetado invade apenas uma parte da área total.
Define-se eficiência de varrido horizontal, EA, como a relação entre a área invadida pelo fluido injetado e a área total do meio poroso, ambas medidas em planta. Assim:
E_A= A_inv/A_t
onde Ainv é aárea invadida pelo fluido e At a área total.
A dimensão da área invadida e, consequentemente, a eficiência de varrido horizontal depende da geometria de injeção, do volume de fluido injetado e da razão entre a mobilidade do fluido injetado e a mobilidade do fluido deslocado. Para se entender um pouco mais sobre a formação dessas áreas invadidas é necessário um pequeno estudo a respeito decampos potenciais e linhas de fluxo, que será mostrado a seguir.

EFICIÊNCIA DE VARRIDO VERTICAL E VOLUMÉTRICA

Em reservatórios estratificados, ou seja, compostos por várias camadas de diferentes permeabilidades, o avanço da água injetada nas diversas camadas ocorre de maneira não uniforme. Define-se eficiência de varrido vertical (Evv) como sendo a relação entre a área vertical invadida pelaágua e a área vertical total da seção transversal. A partir dessa definição pode-se concluir que a eficiência de varrido vertical considerada. Por exemplo: considerando uma seção transversal plana que passa pelos poços de injeção e de produção dependerá das características do reservatório, a área vertical importância e utilidade na engenharia de reservatórios do que a eficiência de varrido vertical éa chamada eficiência volumétrica
(Ev), definida como o produto entre as eficiências de varrido horizontal e vertical:
E_V= E_A∙E_vv
Em termos práticos a eficiência volumétrica pode ser calculada como sendo a relação entre o volume invadido pela água e o volume total da malha:
E_V=(Volume invadido pela água)/(Volume total da Malha)
A eficiência volumétrica em um reservatório de óleo...
tracking img