Gafisa valuation

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4907 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


CFM 37 – PROF. RICARDO MOLLO







Alessandro Mady
Alex Namour
Alexandre Leite
César Fischer
Fernando Epelman
Guilherme de Biagi
Victor Salomão







ESTUDO DE CASO: GAFISA S.A.












São Paulo
2013
SUMÁRIO


INTRODUÇÃO
1 HISTÓRICO DA COMPANHIA
1.1 Principais Eventos Societários
2 GRUPO ECONÔMICO
3 ATIVIDADES DA COMPANHIA
3.1Segmentos Operacionais
3.2 Produtos e Serviços
4 SETOR IMOBILIÁRIO
4.1 Cenário Macroeconômico
5 ESTRUTURA DE CAPITAL DA COMPANHIA
6 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCIERAS E BALANÇO PATRIMONIAL
7 AVALIAÇÃO DA COMPANHIA
7.1 Fluxo de Caixa Descontado
7.2 Múltiplos
8 ANÁLISE DE SWOT
9 ANÁLISE DAS CINCO FORÇAS DE PORTER
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO


O objetivoprincipal do presente trabalho acadêmico é realizar uma análise da Gafisa S.A. (“Companhia”), descrevendo seu histórico, suas principais atividades, informações sobre os segmentos operacionais, principais concorrentes e condições financeiras. Adicionalmente, avaliaremos o valor da ação da Companhia por meio dos métodos do fluxo de caixa descontado e de avaliação relativa, aplicando-se neste último casoos múltiplos mais utilizados pelo mercado.


Em meio a este projeto, determinaremos as limitações oriundas da utilização dos métodos mencionados, bem como destacaremos nossas opiniões acerca de como são conduzidas a forma financiamento e estrutura de capital da Companhia.


Para a concretização da análise e da avaliação da Companhia, utilizaremos como base informações históricasda Companhia, como demonstração financeira, balanço patrimonial, dados setoriais e de concorrentes, dentre outros.


Finalizaremos este projeto posicionando a Companhia frente ao mercado e aos seus concorrentes, destacando seus pontos fortes e os motivos pelos quais o investidor deve considerar esta Companhia um investimento de longo prazo.



1 HISTÓRICO DA COMPANHIA


ACompanhia foi constituída em 12 de novembro de 1996, por meio de uma parceria firmada entre a GP Investimentos S.A. (“GP Investimentos”) e os sócios da Gomes de Almeida Fernandes Ltda. (“Gomes de Almeida”), companhia constituída em 1954, no Rio de Janeiro, que atuava no mercado imobiliário nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Por meio desta parceria, a GP Investimentos e os sócios da Gomesde AlemidaAlmeida contribuíram recursos e capital em uma nova sociedade não operacional, denominada Inhaúma Participações S.A., antiga denominação da Gafisa S.A. Em 2004, a GP Investimentos assumiu, por meio de uma reestruturação societária, o controle da Companhia.


Posteriormente, em 2005, uma afiliada da Equity International adquiriu 32% do capital social da Companhia, por meio dasubscrição de novas ações. Em 2006, a Companhia realizou sua abertura de capital, tendo como resultado a pulverização de aproximadamente 47% do seu capital social.


Em 2007, a Companhia realizou uma oferta pública primária, inclusive soba a forma de ADS, representadas por ADR, conjuntamente com uma oferta pública secundária de ações por parte de alguns dos acionistas da Companhia, resultandona pulverização de cerca de 79% da totalidade das ações de sua emissão.


Ainda em 2007, a Brazil Development Equity Investments, LLC, sociedade relacionada à GP Investimentos, vendeu as ações de emissão da Companhia de que era titular.


No ano de 2010, a Companhia realizou outro oferta pública primária, inclusive sob a forma de ADS, representadas por ADR, resultando napulverização de cerca de 99,16% da totalidade das ações de sua emissão.


Em outubro de 2010, a Equity International vendeu parcela remanescente de sua participação na Companhia, de forma que atualmente a Companhia não possui nenhum acionista detentor de mais de 5% do capital social total.


[●] CESAR – TERMINAR INTRODUÇÃO


1.1 Principais Eventos Societários


Aquisição...
tracking img