Gafanhotos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
É uma espécie de gafanhoto comum da fauna europeia e mediterrânica, incluindo de Portugal, e detém um curioso recorde: o da criatura que, proporcionalmente, possui os maiores testículos do reinoanimal. Na verdade, constituem 14 por cento de toda a sua massa corporal. Num homem, isso equivaleria a 10 quilos.

Este gafanhoto, cujo nome científico é Platycleis affinis, foi descrito ainda noséculo XIX, mas foi uma equipa britânica que verificou agora esta particularidade destes gafanhotos.

"Não se acredita na dimensão dos seus órgãos. Dão a impressão de preencher todo o abdómen", explicouKarim Vahed, especialista em ecologia comportamental da Universidade de Derby e um dos autores do estudo publicado hoje no Royal Society Journal.

Para poder fazer uma análise comparativa, a equipaestudou uma série de outras espécies de gafanhotos, confirmando o dito recorde. Enquanto no Platycleis affinis um só testículo pesa 70 miligramas, não há nada comparável nas outras 20 espéciesestudadas. A que aparece em segundo lugar, em relação a este parâmetro, tem testículos em que cada um pesa apenas 2,7 miligramas.

Mas em que se reflecte esta generosa dimensão, do ponto de vista daeficácia da reprodução?

A resposta parece estar no grande número de fêmeas que este gafanhoto pode fecundar durante a sua época reprodutiva, sem esgotar o esperma.

No entanto, e contrariamente a umaregra geralmente aceite na evolução das espécies, este insecto não produz mais esperma de cada vez que fecunda uma fêmea.

Sabe-se que nas espécies em que as fêmeas têm vários parceiros, os testículosdo macho são tendencialmente mais volumosos. Isso permite, nomeadamente, ao macho que produz mais esperma ter uma vantagem sobre os seus rivais, já que tem mais probabilidades de ser o seu esperma afecundar a fêmea.

Mas no caso do Platycleis affinis, cujas fêmeas têm em média 23 parceiros ao longo dos seus dois meses de vida adulta, verifica-se que os machos com os maiores testículos são...
tracking img