Gabriela cravo e canela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gabriela, Cravo e Canela
Gabriela Cravo e Canela é dividido em duas partes, que são em si divididas em duas outras.A história começa em 1925,na cidade de Ilhéus/BA.A 1ªparte concentra-seprincipalmente em dois personagens: Mundinho Falcão e Nacib. Mundinho é um jovem carioca que emigrou para Ilhéus e lá enriqueceu como exportador e planeja acelerar o desenvolvimento da cidade, melhorar os portose derrubar Bastos, o inepto governante. Nacib é um sírio dono do bar Vesúvio, que se vê em meio a uma grande tragédia pessoal: a cozinheira de seu bar partiu para ir morar com o filho e ele precisaentregar um jantar para 30 pessoas em comemoração a inauguração de uma linha automotiva regular para a cidade de Itabuna.
Ele encomenda com um par de gêmeas careiras, mas passa toda a parteprocurando por uma nova cozinheira. Ele então conhece Gabriela, uma retirante que planeja estabelecer-se em Ilhéus como cozinheira ou doméstica, apesar dos pedidos do amante que planeja ganhar dinheiroplantando cacau. A segunda parte desta primeira parte é A solidão de Glória e passa-se apenas em um dia. O dia começa com o amanhecer de dois corpos na praia, frutos de um crime passional (todo mundo dárazão ao marido traído/assassino), segue com as preparações do jantar e a contratação de Gabriela por Nacib. No jantar acirram-se as diferenças políticas e, na prática, declara-se a guerra pelo poder emIlhéus entre Mundinho Falcão (oposição) e os Bastos (governo). Quando o jantar acaba (em paz), Nacib volta para casa e, quando ia deixar um presente para Gabriela silenciosa, mas não inocentemente, temcom ela a primeira noite de amor/luxúria.
A segunda parte chama-se propriamente Gabriela Cravo e Canela e sua primeira parte, o capítulo terceiro, chama-se O segredo de Malvina. Passa-se cerca detrês meses após o fim do outro capítulo, e três problemas existem: o caso Malvina-Josué-Glória-Rômulo; as complicações políticas; e o ciúme de Nacib. Vamos pela ordem. Josué era admirador de Malvina,...
tracking img