Gabarito prova de redes i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
***** G A B A R I T O *****
UNESP - IBILCE - São José do Rio Preto Redes de Computadores 2005 - Prova 1 - Prof. Dr. Adriano Mauro Cansian - 29/04/2005 4 (quatro) questões * 10 (dez) pontos * Duração = 1h40m. ATENÇÃO: Não ultrapasse os espaços delimitados para resolução de cada questão

***** G A B A R I T O *****
1.) (Valor 3,0) Considere dois hosts A e B, conectados por um único enlace comtaxa de R bits por segundo (bps). Suponha que estes dois hosts estejam separados por m metros, e que a velocidade de propagação neste enlace seja de s metros por segundo. O host A tem que enviar um pacote de L bits ao host B. Pede-se: a.) Escreva o atraso de propagação dprop em termos de m e s. b.) Determine o tempo de transmissão dtrans do pacote, em termos de L e R. c.) Ignorando os atrasos deprocessamento e de fila, obtenha uma expressão para o atraso fim-a-fim, justificando-a. d.) Suponha que o host A comece a transmitir o pacote no instante t = 0. Neste caso, no instante t = dtrans onde estará o último bit do pacote? Justifique. e.) Suponha que dprop é MAIOR que dtrans. Onde estará o primeiro bit do pacote no instante t = dtrans ? f.) Suponha dprop seja MENOR do que dtrans. Ondeestará o primeiro bit do pacote no instante t = dtrans ? g.) Suponha que s = 2,5 x 108 m/s, L= 100 bits e R = 28 Kbps. Para qual distância m temos dprop igual a dtrans?

Resolução:

a.) dprop = (m / s ) SEGUNDOS b.) dtrans = (L / R ) SEGUNDOS c.) Uma vez que o atraso de fila e o atraso de processamento são nulos, e os hosts estão conectados por um único enlace, o atraso nodal total fim a fim seráapenas a soma do atraso de propagação com o atraso de transmissão, portanto temos que d fim-a-fim = [(L/R) + (m/s)] SEGUNDOS d.) O primeiro bit está exatamente partindo do host A. e.) O primeiro bit está no enlace, no caminho entre os hosts A e B, mas ainda Não chegou em B. f.) O primeiro bit chegou no host B. g.) M = (L/R) x s = (100 / 28 x 103) x 2,5 x 108 = aprox. 893 Km
Comentário: esta é umaquestão fácil. Entretanto, o erro mais comum é não colocar a unidade de medida dos valores solicitados. Por exemplo, nos itens (a) e (b) é indispensável dizer que o resultado é em SEGUNDOS. Caso contrario pode-se pensar que seja minutos, horas, etc... O mesmo vale para o item (g), onde deve-se indicar a unidade de medida do resultado, em metros ou kilometros.
2.) (Valor 2.0) Considere a seguintefirmação: “É possível que uma aplicação desfrute de transferência confiável de dados, mesmo que ela esteja rodando sobre UDP.” Esta afirmação está correta ou errada? Justifique sua resposta (só é válida com a justificativa correta).

Resolução:
A afirmação está CORRETA. Ainda que o UDP, como protocolo da camada de transporte, não possua a capacidade de efetuar transferência confiável, é possívelimplementar a confiabilidade na própria aplicação, por intermédio de algum tipo de controle de entrega e/ou sequenciamento dos pacotes enviados, e posterior troca de informações de controle de entrega entre os processos pares que formam a aplicação. Complemento / comentário: Importante lembrar que esta implantação do mecanismo de controle de entrega sobre a aplicação pode resultar em perda deperformance, fato este que pode eventualmente levar o programador da aplicação a já escolher um protocolo de transporte confiável (no caso do TCP/IP, o TCP), para servir como base da camada de transporte para sua aplicação.

***** G A B A R I T O *****
3.) (Valor 3,0) No protocolo rdt3.0 em canais com erros e perdas, os pacotes ACK que fluem do emissor ao receptor não possuem números de seqüência(embora tenham um campo de ACK que contém o número de seqüência do pacote que estão confirmando). Pergunta-se: porque estes pacotes ACK não exigem números de seqüência? Justifique corretamente sua resposta.

Nos modelos de canal com erro e perdas, o emissor necessita de números de seqüência para que o receptor possa dizer se um pacote de dados recebido é um pacote duplicado de um outro já...
tracking img