Gabarito-oficial-eags-a-2006-eletricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE ENSINO DA AERONÁUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA EXAME DE ESCOLARIDADE DO CONCURSO DE ADMISSÃO AO

CÓDIGO DA PROVA

ESTÁGIO DE ADAPTAÇÃO À GRADUAÇÃO DE SARGENTO – EAGS A – 2006 PROVA DE PORTUGUÊS E ELETRICIDADE

Prova Resolvida

ATENÇÃO, CANDIDATOS!!!

A prova divulgada refere-se ao código 31. Se não for esse o código de sua prova,observe a numeração e faça a correspondência, para verificar a resposta correta.

No caso de solicitação de recurso, observar os itens 11.3 das Instruções Específicas e 8.8 do Aditamento às Instruções Específicas que se encontram no Manual do Candidato.

O preenchimento dos recursos deverá ser em letra de forma, digitado ou datilografado.

AS QUESTÕES DE 01 A 40 REFEREM-SE À LÍNGUA PORTUGUESACírculo vicioso
Machado de Assis Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume: "Quem me dera que fosse aquela loura estrela, Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!" Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme: "Pudesse eu copiar o transparente lume, Que, da grega coluna à gótica janela, Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!" Mas a lua, fitando o sol, com azedume: "Mísera! tivesse euaquela enorme, aquela Claridade imortal, que toda a luz resume!" Mas o sol, inclinando a rútila capela: "Pesa-me esta brilhante auréola de nume... Enfara-me esta azul e desmedida umbela... Por que não nasci eu um simples vaga-lume?" Vocabulário capela - grinalda, coroa nume - deidade, divindade umbela - guarda-chuva, ou objeto com a forma de guarda-chuva (no soneto, a abóbada celeste) rútila -brilhante lume – luz enfarar-se – entediar-se, aborrecer-se

03 – Predomina no texto um recurso que se mostra por meio da
seqüência vaga-lume, estrela, lua, sol. Trata-se da a) coordenação, pois não há diferença gradual entre os personagens. b) gradação, elaborada em ordem crescente. c) oposição, porque a seqüência é contraditória. d) comparação, pois os personagens são apresentados em ordem deigualdade. RESOLUÇÃO Resposta: B A gradação é um recurso em evidência neste soneto de Machado de Assis. A seqüência apresentada – do vaga-lume ao sol – em ordem crescente tem por objetivo formar o próprio “Círculo vicioso”, que se encerra com o vaga-lume novamente. Percebe-se o grau crescente por meio da intensidade de luz que cada personagem apresenta: da menor (vaga-lume) à maior (sol).

04 –Comparando-se os personagens aos seres humanos, o fato de a luz
ser um atributo comum a todos pode levar-nos a concluir que as pessoas a) b) c) d) apresentam o mesmo grau de desenvolvimento. são sempre iguais umas às outras quando se trata de visão de mundo. nunca têm a chance de crescer, embora sejam idênticas. possuem o mesmo potencial para realizar-se na vida.

As questões de 01 a 04 referem-se aotexto acima.

RESOLUÇÃO Resposta: D A luz é um atributo comum a todos os personagens e pode simbolizar o potencial que todas as pessoas têm para realizar o que quiserem na vida e, desse modo, serem felizes. O texto traz a mensagem de que, apesar de possuírem a mesma essência, a mesma luz, as pessoas sentem-se insatisfeitas, porque pensam que é com os atributos do outro que encontrarão afelicidade.

01 – Assinale a alternativa que justifica o sentido do título “Círculo Vicioso”. 05 – No texto
a) Há uma sucessão de idéias que retornam à idéia inicial, o que se evidencia no primeiro e último versos. b) O assunto do texto e o título são independentes, não se relacionam. c) O título resume o que é narrado no soneto: auto-aceitação dos personagens diante da situação em que se encontram. d)Os versos não se apresentam claros para o leitor, são viciosos. RESOLUÇÃO Resposta: A O título apresenta uma sucessão de idéias (o vaga-lume deseja ser a estrela; a estrela deseja ser a lua; a lua deseja ser o sol) que retornam à idéia inicial, pois o sol deseja ser um “simples vaga-lume” . Com este último desejo do personagem sol, fecha-se o “círculo vicioso” iniciado com o personagem...
tracking img