Gabarito Lista 6 CV CF MCU e Ponto de Equil brio

545 palavras 3 páginas
Gabarito Lista 6

Lista de Exercícios 6 – Análise de Investimentos, Custos Fixos e Variáveis, MCU e Ponto de equilíbrio

1) Você acabou de comprar um equipamento por $ 100.000,00 para realizar determinado serviço. O equipamento pode fazer 100.000 unidades do serviço durante sua vida útil e seus custos variáveis são $ 4,00 por unidade. No dia seguinte após a compra, uma versão mais moderna dessa máquina torna-se disponível. Esta também pode fazer 100.000 cópias e custa também $ 100.000,00, mas tem um custo variável de $ 2,00. A máquina que você acabou de comprar não pode ser vendida, pois acabou de se tornar obsoleta. O que fazer, mantenho a máquina ou compro uma nova?

O melhor seria comprar a máquina que tem o menor CV, mesmo que isso implicasse o abandono da outra máquina mais cara. Isso porque dessa forma se economizaria na produção das peças ao longo de sua vida útil.

2) Determinado produto apresenta os seguintes custos:
CF = $ 5.000, CVu = $ 5,00, PV = $8,00
a) Para venda de 1.000 un, qual o lucro/prejuízo?
b) Se vendermos 2.000 un, qual o lucro/prejuízo?

3) O gerente de uma empresa está convencido de que os resultados do último trimestre foram fortemente prejudicados pelo resultado apurado no departamento de artigos de couro, e quer extingui-lo. O dpto financeiro elaborou o seguinte demonstrativo (último trimestre), com despesa de aluguel rateada em função da área ocupada e despesas fixas rateadas em função das vendas:

O dpto de couro ocupa todo o terceiro andar do prédio que ficaria fechado caso ele fosse extinto. Por se tratar basicamente de roupas de couro, o único item imobilizado são os cabides que têm valor desprezível e para os quais não existem compradores.
Que decisão devo tomar: manter ou extinguir o setor?

4) Um hospital antecipa que terá 50.000 atendimentos no ano que vem. Isto é substancialmente abaixo da sua capacidade de 70.000 atendimentos por ano. O hospital tem custos variáveis de $ 150,00 por atendimento. Seus custos fixos são

Relacionados