Gabarito estrutura da educação brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gabarito
Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Tema 7

Ponto de Partida- a) O texto do aluno deve transparecer o entendimento do que seja gestão participativa e o papel dos conselhos escolares nessa modalidade de gestão.
Um aspecto preliminar é a garantia da gestão participativa na legislação nacional: na Constituição Federal de 1988, no art. 206, princípio VI, que estabelece queo ensino público será desenvolvido em contexto de gestão democrática; na LDB 9394/96, no art. 14, que explicita que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades, tendo como um de seus princípios a participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
No caso descrito, ainiciativa partiu de uma decisão coletiva, de uma discussão no conselho de escola. Logo, trata-se de uma prática de gestão democrática e participativa, que supõe engajamento de todos os segmentos da comunidade escolar. A participação é o principal modo de realizar uma gestão democrática. Proporciona conhecimento da estrutura organizacional, dos objetivos educacionais, das relações com a comunidade,além de favorecer relacionamentos interpessoais mais humanizados no contexto profissional. Uma vez que os membros da instituição
travam contato direto com seu entorno, é possível verificar in loco como se constitui a realidade da comunidade. Os dados provenientes desse reconhecimento tornam-se “material” de análise e de trabalho para definir práticas pedagógicas e organizacionais que visem àmelhoria da qualidade social da educação.

b) A ação deverá conter uma proposta que esteja fundamentada nessa concepção de gestão e que explicite o processo de integração escola-comunidade. Note-se que a questão propõe ultrapassar o contato com as famílias, envolvendo a comunidade escolar, da qual fazem parte outras representações.
Alguns exemplos de ações:
• elaboração do projetopolítico-pedagógico com a participação da comunidade, bem como acompanhamento de sua execução;
• abertura da escola nos fins de semana para atividades culturais e esportivas;
• formação de associação de pais e mestres;
• relações entre a escola e organizações não governamentais que visem à
formação para a cidadania, etc.
A ação descrita deverá ser justificada, com uma argumentação que demonstre sua relevância.É preciso ressaltar que a justificativa deverá dar condições de verificar se o estudante sabe, uma vez mais, o que é gestão participativa, por meio do estabelecimento de relações entre o conceito e uma situação concreta.
1 C

2 E

3 C

4 C

5 A

6 C

7 E

8 C

9 B

10 a) Deve ser apontada uma das seguintes limitações:
− uma visão restrita de participação, permeada por umacultura autoritária e extremamente hierarquizada;
− a participação exemplificada não constitui forma política de participação, pois mantém os pais na posição de subjugados, confinando-os em seu próprio campo de atuação profissional e não vislumbrando outras possibilidades participativas;
− o fato de um dos pais não ser alfabetizado não significa que não possa participar do processo de alfabetização dofilho; isto denota, uma vez mais, o equívoco a respeito da gestão participativa.
Deve ser apontada uma das seguintes possibilidades:
− qualquer forma de participação das famílias na escola as coloca em melhor posição para cobrar o retorno de sua colaboração, dando-lhes maior estímulo na defesa de seus direitos, o que resulta em maior demanda por participação nas decisões, e supõe melhoria naqualidade do ensino;
− a participação dos pais em atividades cotidianas da escola permite que eles tenham acesso a informações sobre seu funcionamento, fatos e relações que nela se dão, seja para conscientizá-los da necessidade da sua intervenção nas decisões,
seja como elemento que fundamente suas reivindicações;
− o serviço prestado pela escola, mais do que estatal, deve ser público,...
tracking img