Gabarito 2015 Fundii 9oano Literatura L1

2978 palavras 12 páginas
LITERATURA

LIVRO 1

Gabarito das atividades
Capítulo 1

06

Na primeira vez que a palavra veículo aparece, está no sentido de meio de comunicação. Ao escutar, a personagem Mafalda interpreta o termo como um veículo automotivo, sugerindo, então, que a cultura salte deste, pois não considera a televisão um meio de comunicação cultural.

07

V, F, F

08

Aleijadinho é o maior representante brasileiro da arte barroca. Suas imagens, em geral, possuem os olhos espaçados, a boca entreaberta e os cabelos cacheados em rolos sinuosos.

09

O aluno deve refletir sobre a importância de um lugar como o museu, que tanto cumpre a função de um arquivo das obras célebres da humanidade como permite o acesso da população a elas. Além disso, o museu também ajuda a construir a história de uma sociedade e, cada vez mais, também se preocupa com o que está sendo produzido em tempos atuais.

10

Enquanto Quintana ressalta que o poema é atemporal, Ferreira Gullar deixa clara a vinculação de seu material poético com a história, no caso, o Golpe Militar de 1964. Como trechos, ressaltam-se o título “Agosto
1964“, no primeiro poema, e o verso inicial do segundo.

Testando seus conhecimentos
1. *

2. *

3. *

4. *

* Respostas:

01

Resposta pessoal.

02

O balé clássico caracteriza-se por um trabalho bem mais técnico e minucioso. Na apresentação, existe uma lógica, com uma sequência na história que está sendo representada. A dança contemporânea, por sua vez, quebra a rigidez do balé clássico e busca constantemente dialogar com outras formas de arte, como o teatro.

03 Os

novos recursos, disponíveis para qualquer pessoa, mudaram, por assim dizer, a relação do homem com a fotografia, tendo em vista a tecnologia de imagens acessível atualmente.

04

A representação das imagens e a linguagem verbal e não verbal utilizadas, que juntas promovem a interação entre os interlocutores.

Mergulhando fundo
1. A

Atividades propostas
1. C
6. *

2. *
7. *

01

Relacionados