Gaabi

1485 palavras 6 páginas
Introdução
As Classes gramaticais são os elementos que formam o texto, é comum se ver dez classes gramaticais: substantivo, adjetivo, artigo, pronome, advérbio, preposição, numeral, verbo, conjunção,interjeição. Houve alterações ao longo do tempo quanto às classes de palavras. Isso acontece porque a nossa língua é viva e, portanto, vem sendo alterada pelos seus falantes o tempo todo, ou seja, nós somos os responsáveis por estas mudanças que já ocorreram e pelas que ainda vão ocorrer.
O que são as classes gramaticais? Dentro de um texto encontram se várias palavras, cada palavra é “diferente”e são essas “diferenças” que formam essas classes.
Essas classes determinam cada tipo de palavra pelo o que a palavra é.
Como por exemplo: Substantivo é a classe determinada para, basicamente, dar nome as coisas , ( seres, objetos ... ) ; vejamos um substantivo na frase a baixo:
Maria está bonita.
No caso a palavra Maria é o nome de uma pessoa sendo assim um substantivo. Isso vale para as outras classes gramaticais. Hoje em dia todas as palavras estão em alguma classe gramatical conforme as características de cada palavra. E vou explicar o porque de cada tipo de palavra ser de uma classe.

Pronome É a palavra que se usa em lugar do nome, ou a ela se refere ou ainda , que acaompnha o nome qualificando-o de alguma forma.
Exemplo: A moça era mesmo bonita. Ela morava nos meus sonhos!

Temos vários tipos de pronomes como:
Pronome pessoal: São aqueles que substituem os substantivos, indicando diretamente as pessoas do discurso . Os pronomes pessoais variam de acordo com as funções que exercem nas orações, podendo ser do caso reto ou do caso oblíquo.
Pronome Reto: Pronome pessoal do caso reto é aquele que, na sentença, exerce a função de sujeito ou predicativo do sujeito.
Por exemplo: Nós lhe ofertamos flores.
Pronome Oblíquo: Pronome pessoal do caso oblíquo é aquele que, na sentença, exerce a função de complemento verbal (objeto direto ou indireto) ou

Relacionados