G8 e g20

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE VITORIANA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – FVCC
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS 3° PERÍODO

GRUPO DOS OITO (G-8) E GRUPO DOS VINTE (G-20)

VITÓRIA
2012

ALEXSANDRA HELENA BASTOS
CRISTINA GOMES SAMUEL
EDIJANA MORAIS LOPES
EMILENE NORBERTO
ERLANE SOUZA

GRUPO DOS OITO (G-8) E GRUPO DOS VINTE (G-20)
Um estudo realizado sobre a historia dos grupos G-8 e G-20

Trabalho apresentado comoexigência para avaliação do 1° bimestre, na disciplina de Geopolítica do 3° semestre, do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Vitoriana de Ciências Contábeis – FVCC, sob orientação do professor Erivelton.

VITORIA
2012

SUMÁRIO
1. Introdução.......................................................................................1
2.Formação........................................................................................2
3. Criação e Data................................................................................4
4. Objetivo..........................................................................................5
5. Funcionamento e Regras................................................................7
6.Curiosidades...................................................................................8
7. Conclusão......................................................................................10
8. Referencias Bibliográficas.............................................................11

1. INTRODUÇÃO

Em 1975 foi criado o G8, grupo de 8 países considerados mais ricos, a principio surgiu através de um encontro informal,para cuidar de assuntos de âmbito mundial, na época foi a crise do petróleo.
Em 1999 foi criado o G20, formado pelos 8 países do G8 mais 11 países em desenvolvimento e a União Europeia em bloco, foi criada na época pela instabilidade na economia.
Com o decorrer dos anos foram abordados vários outros assuntos de grande importância como questões climáticas, soluções para grandes problemas sóciasdentre outros.
Esse trabalho tem por objetivo identificar como surgiram essas organizações, quais seus objetivos, seu funcionamento e regras que foram utilizados para manter as mesmas, para chegarmos ao seu desenvolvimento foram feitas diversas pesquisas em sites na internet.
Dentro desse tema uma questão, que tem merecido atenção que mesmo com a criação do G20, o G8 possui grande capacidade deinfluenciar até mesmo nas decisões do grupo G20.

2. FORMAÇÃO
G-8
O Grupo dos Oito (G-8) é composto pelos oitos países mais industrializados e desenvolvidos do mundo, ou seja, os mais ricos. São eles: EstadosUnidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá, Rússia.

G-20
O Grupo dos vinte é composto pelo G8 mais 11 países emergentes e a União Européia em bloco, são eles: Canadá,Alemanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Rússia, Reino Unido, Brasil, Argentina, México, China, Índia, Austrália, Indonésia, Arábia Saudita, África do Sul, Coréia do Sul, Turquia, União Européia.

3. CRIAÇÃO E DATA
G-8
O grupo foi constituído em 1975, pelo presidente da França, na épocaValéry G. d’Estaing, surgiu através de um encontro informal entre os países para discutirassuntos de âmbito mundial, naquele caso foi à crise do petróleo, com franqueza e sem protocolo num ambiente descontraído. Inicialmente participaram da reunião os seguintes países: França, EUA, Alemanha, Itália, Japão e Reino Unido em Rambouillet na França.
Com o sucesso da reunião o grupo decidiu realizar encontros anuais e em 1976 inclui o Canadá, como membro. A Rússia se mantinha presente nasreuniões desde 1990, porém só em 1998 foi convidada a integrar o grupo. Tinha como tema inicial a discussão de assuntos econômicos e de comercio, já nos anos 70 a política foi incluída como tema, assim o grupo tratou de assuntos como:ajuda aos países em desenvolvimento, segurança global, processo de paz no Oriente Médio e a reconstrução do Iraque. Apesar do G-8 concordar em políticas e estabelecer...
tracking img