G8 - russia, estados unidos, japão, alemanha, reino unido, frança, itália e o canadá

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

AMBIENTE ECONOMICO GLOBAL

G-8

LIMEIRA - SP
2011

INTRODUÇÃO

A sigla G-8 corresponde aogrupo dos 8 países mais ricos e influentes do mundo, fazem parte os Estados Unidos, Japão, Alemanha, Canadá, França, Itália, Reino Unido e Rússia. Antes chamada de G-7, a sigla alterou-se com ainserção da Rússia, que ingressou no grupo em 1998. 
Explicitamente, a função do G-8 é a de decidir qual ou quais caminhos o mundo deve seguir, pois esses países possuem economias consolidadas e suas forçaspolíticas exercem grande influência nas instituições e organizações mundiais, como ONU, FMI, OMC. A discussão gira em torno do processo de globalização, abertura de mercados, problemas ambientais,ajudas financeiras para economias em crise, entre outros. 

HISTÓRIA

O embrião do G-8 foi gerado em 1975, na França, nas proximidades de Paris em um castelo chamado Ramboullet, onde ocorreu umareunião informal com alguns líderes de países importantes. A idéia era que esses dirigentes se reunissem sem o acompanhamento de um exército de conselheiros, para discutir a respeito das questões mundiais(dominadas na época pela crise do petróleo) com toda a franqueza e sem protocolo, em um ambiente descontraído.
Fizeram parte da reunião: EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Japão e Itália, paradiscussões sobre os problemas regionais e internacionais, logo em 1976, houve a inserção do Canadá no grupo, totalizando 7 países, referência que deu origem à sigla G-7, naquele momento. Essa configuraçãopermaneceu até 1998, quando a Rússia integrou o grupo, formando o atual G-8. Apesar do discurso homogêneo dos países membros, fica claro o protecionismo de cada participante. 
Os trabalhos do grupoevoluíram muito ao longo dos anos, levando em consideração novas necessidades e eventos políticos. Esse fórum, que, originalmente, girava essencialmente em torno do ajuste das políticas econômicas...
tracking img