G2-agronegocios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
G2 Objetiva

1
O sucesso do agronegócio está fortemente ligado ao grau de articulação de seus elos e da eficiência de seus mecanismos em responderem às imposições do mercado, sendo fundamental que suas cadeias sejam estruturadas e coordenadas  sob esta ótica.
Das cadeias agroindustriais pode-se dizer:
I. Em cadeias agroindustriais, pode-se dizer que existem somente três membros osprodutores, os vendedores e os consumidores finais.
II. Não existem  cadeias agroindustriais porque os principais membros trabalham individualmente em sua região ou espaço geográfico
III. Em cadeias agroindustriais, pode-se dizer que os principais membros são os seguintes: produtores, agroindústria transformadora, atacado, varejo e consumidores finais (empresas ou consumidor individual)
Marque aalternativa correta:
Peso: 1.0

    a. Somente a opção I está correta.

    b. Somente a opção II está correta.

    c. Somente a opção III está correta.

    d. A opção II está correta e complementa a resposta I.

    e. Todas as alternativas estão corretas.

2
Segundo o Instituto Biodinâmico (IBC), um certificador brasileiro reconhecido internacionalmente, a produção orgânica noBrasil cresce 30% ao ano e ocupa atualmente uma área de 6,5 milhões de hectares de terras, colocando o país na segunda posição dentre os maiores produtores mundiais de orgânicos principalmente devido ao extrativismo sustentável de castanha, açaí, pupunha, látex, frutas e outras espécies das matas tropicais, principalmente da Amazônia. Cerca de 75% da produção nacional de orgânicos é exportada,principalmente para a  Europa, Estados Unidos e Japão.
Do produto orgânico pode-se afirmar:
I. Para a certificação de alimentos orgânicos considera-se unicamente se o produto está em conformidade com os princípios da agricultura orgânica, isto é, se o cultivo dos produtos foram praticados em minifúndio (ou seja numa pequena propriedade) e com o uso de adubo orgânico.
II. Para a certificação dealimentos orgânicos considera-se somente se os animais  foram criados em conformidade com os princípios da agricultura orgânica, isto é, se  a criação dos animais de produção foram praticados em latifúndios e com o uso de medicações e antibióticos.
III. O produto orgânico é cultivado sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos.
Para certificação o critério observado diz respeito unicamente astécnicas de produção, isto é se estas  são destinadas a incentivar a economia informal.
IV. A certificação da produção orgânica tem como objetivo principal, mostrar e comprovar aos consumidores as diferenças que estes produtos possuem, em relação aos produtos convencionalmente cultivados. A certificação busca a construção de garantias ao consumidor de que o produto tem origem realmente orgânica. Aforma como esta certificação é realizada é de fundamental importância, pois é este processo e a forma como ele é desenvolvido que proporcionará uma maior ou menor confiabilidade.
Marque a alternativa correta:
Peso: 1.0

    a. Somente a opção II e III estão corretas.

    b. Somente a opção I está correta.

    c. Somente as opções I e II estão corretas.

    d. Somente a opção IV estácorreta.

    e. Somente as opções I, II e IV estão corretas.

3
Nas diversas cadeias produtivas agroindustriais,  bem como nas propriedades rurais são  tomadas decisões estratégicas para o negócio. Do  processo de tomada de decisão do pequeno agricultor no Brasil pode-se afirmar:
I. Que é baseado em uma racionalidade própria, que não se determina em função da lucratividade simplesmente,mas, sim, em decorrência da satisfação social ou mesmo subsistência do grupo familiar.
II. Que o pequeno produtor, a princípio, não cogita fazer uma tomada de decisão fundamentado unicamente na racionalidade,  suas decisões sempre se baseiam no método do custeio baseado em atividades – ABC
III. Que o pequeno produtor, a princípio, determina sua lucratividade na satisfação pessoal, familiar e...
tracking img