Gêneros textuais e produção lingüística luiz antônio marcuschi (ufpe)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Produção científica como sendo a forma pela qual a universidade ou instituição de pesquisa se faz presente no saber-fazer-poder ciência
A leitura insere o ser humano em um vasto mundo deconhecimentos, propiciando a obtenção de informações em relação a qualquer contexto e área do saber.

Pode-se definir a técnica do fichamento com sendo o ato através do qual se registra os estudos de uma obraou texto, em fichas ou em folhas de papel
João Bosco Medeiros define resumo como sendo uma apresentação sintética e seletiva das ideias de um texto, ressaltando a processão e a articulação delas. Jáa ABTN conceitua resumo como apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento.

A técnica de resenha é a descrição minuciosa de uma obra, que além do resumo, sempre vem acompanhada de umaposição crítica por parte do leitor.
TIPOS DE FICHAMENTO:
O fichamento bibliográfico é a descrição, com comentários dos tópicos abordados em uma obra ou parte dela.
Fichamento de resumo ouconteúdo apresenta-se uma síntese bem clara e concisa das ideias principais contidas no texto ou obra.
O fichamento de citação é a transcrição textual, ou seja, é a reprodução fiel das frases que se pretendeusar na produção do texto técnico-científico.
TIPOS DE CITAÇÃO: Direta, indireta, citação de citação.
GÊNEROS TEXTUAIS:
Desde os anos 80 do s éculo XX, admite-se de forma quase unânime que o textoé o melhor ponto de partida e chegada para o tratamento da língua em sala de aula.

A expressão “gênero” ” esteve, na tradição ocidental, especialmente ligada aos gêneros literáriosGÊNEROS TEXTUAIS: Refere os textos materializados em situações comunicativas recorrentes. São inúmeros. Surge de acordo com as demandas da sociedade. ( Carta, aula, e-mail...)

TIPO TEXTUAL: refere-se àestrutura composicional dos textos. Narrativo, descritivo, argumentativo, expositivo, injuntivo.

Não há uma dicotomia entre Gênero e tipo. Há uma relação complementar e integrada.

* A...
tracking img