Gêneros textuais/exercícios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1455 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gêneros Textuais
EXERCÍCIO Nº 1
QUESTÕES
1) Leia atentamente o excerto abaixo e, em seguida, responda às questões propostas:
a) O que são gêneros textuais?
São produtos da atividade de linguagem em funcionamento permanente nas formações sociais: em função de seus objetivos, interesses e questões específicas, essas formações elaboram diferentes espécies de textos, que apresentamcaracterísticas relativamente estáveis. Gêneros textuais não são fruto de invenções individuais, mas formas socialmente maturadas em práticas comunicativas.
b) Que relação podemos estabelecer entre gêneros textuais e intertexto?
Vimos na questão anterior que na escala sócio-histórica, os textos são produtos da atividade de linguagem em funcionamento permanente nas formações sociais e que essas formaçõeselaboram diferentes espécies de textos justificando que sejam chamados gêneros textuais. Sabemos que ficam disponíveis no intertexto como modelos indexados para os contemporâneos e para as gerações posteriores.
Deixo aqui um adendo que em minhas pesquisas pela internet, achei interessante, porque explica, de forma bem clara a relação entre gêneros textuais e intertextos. Deixo também um exemplode como funciona:
“Ao relacionar um texto com outro, o leitor entenderá que a intertextualidade é uma das estratégias utilizadas para a construção dos mesmos.
O intertexto serve para ilustrar a importância do conhecimento de mundo e como este interfere no nível de compreensão do texto.
Quando falamos em intertexto, devemos pensar, também, no registro sonoro e visual. Portanto, aqui, os textosnão se resumirão apenas à linguagem verbal, ou seja, uma imagem, um vídeo, uma canção, um desenho animado, entre muitas outras possibilidades, também serão compreendidas como textos. E todos, de alguma maneira, relacionados à rotina da nossa sociedade.”
Arte para produzir "arte" !!
“Os desenhos animados também são direcionados, e em alguns casos, principalmente, aos adultos. Prova disto está nautilização de obras da arte (clássica, surrealista, etc.) como elementos que compõem seus argumentos. A maioria das crianças não faz ideia da existência da "Capela Cistina". (É bem verdade que muitos adultos também estão na mesma situação!). Mas tudo isso para dizer que a intertextualidade só faz sentido e, só é percebida, quando o público e/ou audiência a que destinam-se, tem um conhecimentoprévio acerca do assunto.”

Disponível em: drika-adriana.blogspot.com.br
c) O que são textos empíricos?
No nível de um agente particular, a produção de um novo texto empírico deve ser concebida como o resultado de uma colocação em interface que não é nada menos que um limite comum a dois sistemas ou duas unidades que permite troca de informações das representações construídas pelo agente sobresua situação de ação (sobre os motivos, intenções, conteúdo temático a transmitir, etc) e das suas representações sobre os gêneros de textos indexados (orientados) disponíveis no intertexto. Segundo Cinthya Costa Santos, Mestranda em Teoria da Literatura - UnB “O texto digitalizado é caleidoscópico. A imagem do caleidoscópio pode nos servir como uma metáfora do texto escrito, e o espetáculo dasformas, a metáfora da leitura. O que seria de um caleidoscópio sem suas formas magistrais? Logo, o que seria de um texto sem suas(s) leitura(s)? e dinâmico, dobra-se e redobra-se sobre si mesmo, em uma coleção de informações multimodais - um novo tipo de texto, bastante recorrente nas práticas sociais pós-modernas - , emergindo sem fronteiras em um diálogo com seus discursos interiores (intratexto)e externos (intertexto), em uma relação móvel e polifônica. Segundo Ana Lucia Santana “a polifonia tem como principal propriedade a diversidade de vozes controversas no interior de um texto. Conforme a tese do linguista russo Mikhail Bakhtin, este conceito se caracteriza pela existência de outras obras na organização interna de um discurso, as quais certamente lhe concederam antecipadamente...
tracking img