Gênero e desempenho escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gênero e desempenho escolar

Quantas vezes você já não ouviu, disse ou pensou uma dessas frases: Meninos são bagunceiros, gostam das aulas de Matemática e se dão melhor nos esportes. Meninas sãoorganizadas, se destacam em Língua Portuguesa e Arte, têm mais disciplina, o caderno sempre arrumado e a letra impecável. Esses conceitos, tão comuns em nosso cotidiano, expressam, na verdade,estereótipos sobre masculinidade e feminilidade. São heranças culturais transmitidas pela sociedade (família, amigos, professores), e mesmo sem perceber, podemos estar perdurando esse tipo de conceito como sefosse uma verdade e tratando alunas e alunos de forma diferenciada.
A escola deveria ser o último lugar com esses tipos de pensamentos e palavras, pois é o local onde jovens personalidades estãoapenas começando a se formar, e já correm o risco de terem uma conseqüência nefasta: a difusão de preconceitos.
Os professores devem estar preparados, pois muitos alunos continuarão chegando à sala deaula com idéias preestabelecidas: o pai deve ser forte e a mãe, meiga e delicada. A educação trazida de casa promove uma série de valores, mas nem sempre eles apontam para o melhor caminho. Se osprofessores não romperem com as barreiras erguidas pelos preconceitos e trabalharem meninos e meninas demonstrando seus papéis na sociedade, não haverá oportunidade para que as habilidades individuaisapareçam.
Quando se fala em diferenciação entre sexos, não significa que os meninos estejam sempre em vantagem. Eles também são discriminados. Principalmente nas séries iniciais, em que letra bonita ecaderno caprichado são sinônimos de bom aluno ou, na opinião de muitos professores, de boa aluna. Em geral, essas características são mais comuns às meninas e os pequenos acabam rotulados dedesorganizados. Se tentarem caprichar no caderno, o julgamento pode até piorar. Tudo porque falta aos educadores preparo para enfrentar situações que fogem aos modelos tradicionais.
É preciso que essas...
tracking img