Géneros textuais (lingua espanhola)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA

JOÃO BATISTA DA SILVA
UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE DO NORTERESUMO:
Este artigo abordará a importância do ensino de estratégias de leitura na educação escolar; realizar a leitura é oralizar e de acordo com essa ótica, por muito tempo, opera com concepção de que de que ler é decodificar a escrita, e ela ainda se faz presentes em vários métodos escolares.
Palavras chave:leitura,aprendizagem,estratégia
ABSTRACTO
Este artículo abordará laimportancia de la enseñanza de estrategias en la educación escolar., realizar la lectura es moralizar un texto escrito y de acuerdo con esa óptica, por mucho tiempo, opera con la concepción de que leer es decodificar la escritura, y ella aún se hace presentes en varios métodos escolares.
INTRODUÇÃO
O ato de ler é o processo de construir significado a partir do texto. Isso se torna possível pelainteração dos elementos textuais com os conhecimentos do leitor.
Aprender é um processo social de construção dos significados em seus encontros e interações com idéias, as pessoas e os acontecimentos.
Para aprender a ler, as crianças precisam que seja construída uma representação adequada dos fins da leitura, assim como da tarefa de ler.A criança necessita de conhecimento e reflexão sobre osprocessos de aquisição .Ao mesmo tempo que ela ensaia aprender a ler .
A leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto; nesse processo tenta-se satisfazer (obter uma informação pertinente para) os objetivos que guiam a leitura,isto é ,o leitor constrói o significado do texto.
O QUE É ESTRATEGIAS DE LEITURA?
O ator de ler ativa uma serie de ações na mente de ações do leitor, por meio dosquais ele extrai informações. Essas ações são denominadas estratégias de leitura e, na sua maioria passam despercebidas pela consciência. Elas ocorrem simultaneamente, podendo ser mantidas, modificadas ou desenvolvidas durante a aproximação do conteúdo.
Ao ler um texto qualquer, a mente da pessoa seleciona o que lhe interessa nem tudo o que está escrito é igualmente útil. Escolhem-se algunsaspectos, chamados relevantes, ignoram-se outros, irrelevantes ou desinteressantes, e faz uma seleção isto é, presta-se a atenção aos aspectos que interessam, ou seja, aqueles sem os quais seria impossível compreender o texto.
De acordo com Collins e Smith (1980) citados por solé (1998, pag. 128), esses problemas se referem à compreensão de palavras, de frase, nas relações entre as frases e no texto emseus aspectos mais globais.
Estratégias metacognitivas de compreensão leitora
Segundo solé (1998),pesquisadora da leitura que adota as estratégias que adota uma boa abordagem psicolingüística .Para essa autora, as estratégias para compreensão leitora são procedimentos de caráter elevado ,que envolvem a presença de objetivos a serem realizados, o planejamento das ações que desencadeiam paraatingimos ,assim como sua avaliação e possível mudança(SOLÉ .P. 69).
Ela aponta as seguintes estratégias para o leitor utilizar e poder compreender o que está lendo:
Antes da leitura: estratégias para o leitor se dotar de objetivos de leitura e atualizar os conhecimentos prévios relevantes.
Durante a leitura: estratégias que permitem o leitor estabelecer inferências,rever e comprovar suacompreensão enquanto lê e tomar decisões apropriadas diante de erros ou falhas nessa compreensão ;
Depois da leitura: estratégias para o leitor recapitular o conteúdo, a resumi-lo e ampliar o conhecimento que obteve quando leu.
ANTES DA LEITURA
1.1.1 Motivação para a leitura;
Não se deve iniciar nenhuma atividade de leitura sem que o aluno seja motivado para ela, isto e, sem que atribuíam...
tracking img