Físicativa

310 palavras 2 páginas
Experimento sobre 1ª Lei De Newton: Inércia
Um corpo que está em movimento ou em repouso, tende a manter seu estado inicial.
Experimento: Os blocos 'colados' (Inércia)
Introdução
Todo corpo, atendendo à primeira lei de Newton ou Princípio da Inércia, em linguajar bem popular, diz "deixe-me estar como estou"; se estou em repouso quero continuar em repouso e, se estou em movimento, quero continuar com a velocidade que estou. Qualquer tentativa de retirar me do estado atual (repouso ou movimento) encontrará séria imposição.
Cientificamente a primeira lei diz: "Todo corpo isento da ação de forças externas ou sujeito a um sistema de forças de resultante nula, estará em repouso ou estará executando movimento retilíneo e uniforme." O referencial onde isso se verifica denomina-se "referencial inercial".

Materiais necessários
• blocos de madeira (ou moedas)
• régua ou bastão de madeira

Procedimento
Sobre uma mesa, faça uma bela pilha com os blocos de madeira ou moedas . Com o bastão, dê um golpe seco na peça inferior ( na primeira de baixo para cima ). Esta será expulsa da pilha sem que as demais sequer oscilem. Experimente também com moedas.

O que acontece
Segundo o princípio da inércia, um corpo mantém sua velocidade caso não exista força resultante atuando sobre o corpo. Isto significa que, se um corpo está parado, ele permanece parado e se ele está em movimento, continua seu movimento com velocidade constante.
A peça que é atingida pela régua é o único a entrar em movimento, pois não existe força atuando sobre as outras peças da pilha. Concluímos que os blocos estavam em repouso e quando o bloco inferior ( em baixo ) foi retirado, eles apenas caíram, permanecendo em seu estado de repouso, o que nos demonstra que todo corpo em repouso tende a permanecer em repouso ( quando não sofre uma força externa), assim como nos mostra a 1ª Lei de Newton.

Relacionados