fwaf

1217 palavras 5 páginas
Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) é um partido político do Brasil fundado em 1993. Suas cores são o vermelho e amarelo e o seu código eleitoral é o 16. O PSTU é uma organização socialista, que reivindica o marxismo revolucionário, baseando-se nas teorias e práticas de Vladimir Lenin, de Leon Trótski e de Nahuel Moreno. O PSTU também é a seção no Brasil da Liga Internacional dos Trabalhadores - Quarta Internacional (LIT-QI), sendo a maior seção dessa organização, que em outros países se articula como partido legalizada ou não, ou como corrente interna de partidos anticapitalistas ampla. Assim como o PCB e o PSOL, o PSTU faz oposição de esquerda aos governos municipais, estaduais e federal. Atualmente, o partido conta com dois vereadores em todo o país, não tendo outros cargos parlamentares ou governamentais ocupados.
O PSTU foi fundado em um congresso realizado em 1993 por integrantes da LIT no Brasil. Funcionaram anteriormente como uma tendência interna do Partido dos Trabalhadores denominada Convergência Socialista.
A Convergência Socialista havia sido expulsa do Partido dos Trabalhadores em 1992, por defender o estabelecimento de uma campanha pelo Fora Collor naquele ano. O secretário geral do Partido dos Trabalhadores na época, José Dirceu, descreveu que "ao defender uma campanha contra o presidente da República naquela oportunidade", com a palavra de ordem "Fora Collor", esta seria uma tática da CS de propor ao PT derrubar o governo Collor.
Em abril de 1992, o deputado José Dirceu apresenta, na reunião da Executiva Nacional do PT, uma resolução que foi aprovada, dando prazo de 15 dias para que a Convergência Socialista se adaptasse à nova regulamentação de tendências. Esta proibia manifestações abertas contra a política da direção majoritária. Afirmava José Dirceu que, para evitar a publicidade de tal política, se deveriam proibir sedes próprias, jornal próprio, finanças próprias, relações internacionais públicas e de partido, pois estas

Relacionados

  • Globoesporte
    265 palavras | 2 páginas
  • Plano de negócio
    7320 palavras | 30 páginas
  • Atividade 4
    48129 palavras | 193 páginas