fvdgfdsfds

3228 palavras 13 páginas
Hidrologia

Agosto/2006

CAPÍTULO 3. BACIA HIDROGRÁFICA
3.1. Introdução
O Ciclo Hidrológico, como descrito anteriormente, tem um aspecto geral e pode ser visto como um sistema hidrológico fechado, já que a quantidade de água disponível para a terra é finita e indestrutível. Entretanto, os subsistemas abertos são abundantes, e estes são normalmente os tipos analisados pelos hidrologistas. Dentre as regiões de importância prática para os hidrologistas destacamse as Bacias Hidrográficas (BH) ou Bacias de Drenagem, por causa da simplicidade que oferecem na aplicação do balanço de água, os quais podem ser desenvolvidos para avaliar as componentes do ciclo hidrológico para uma região hidrologicamente determinada, conforme Figura 6.
Bacia Hidrográfica é, portanto, uma área definida topograficamente, drenada por um curso d’água ou por um sistema conectado de cursos d’água, tal que toda a vazão efluente seja descarregada por uma simples saída.
CRUCIANI, 1976 define microbacia hidrográfica como sendo a área de formação natural, drenada por um curso d’água e seus afluentes, a montante de uma seção transversal considerada, para onde converge toda a água da área considerada. A área da microbacia depende do objetivo do trabalho que se pretende realizar (não existe consenso sobre qual o tamanho ideal).
PEREIRA (1981) sugere:
a) para verificação do efeito de diferentes práticas agrícolas nas perdas de solo, água e nutrientes

área não deve exceder a 50 ha.

b) estudo do balanço hídrico e o efeito do uso do solo na vazão

áreas de até

10.000 ha.
c) estudos que requerem apenas a medição de volume e distribuição da vazão bacias representativas com áreas de 10 a 50 mil ha.

Prof. Daniel Fonseca de Carvalho e Prof. Leonardo Duarte Batista da Silva

15

Hidrologia

Agosto/2006

Figura 6 – Esquema de bacias hidrográficas.

A resposta hidrológica de uma bacia hidrográfica é transformar uma entrada de volume concentrada no tempo

Relacionados