Fuvest 2001

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GEOGRAFIA
1 e
Observe o mapa abaixo. O consumo de energia é maior em países com a) produção de bens intermediários para exportação e transição demográfica inicial. b) elevada produção na indústria de base e transição demográfica concluída. c) produção de bens de consumo não duráveis para exportação e elevado crescimento vegetativo. d) elevada produção na indústria de base e elevado crescimentovegetativo. e) produção de bens de consumo não duráveis para exportação e predomínio de população jovem. Resolução O padrão de consumo de energia de um determinado país está diretamente associado à sua capacidade de produção industrial, geralmente o setor de maior consumo, e à capacidade de consumo de sua população, levando-se em conta o seu padrão socioeconômico. Assim, os países que apresentammaior volume de produção industrial, grandes contingentes populacionais e que são dotados de elevado padrão de consumo são aqueles que mais necessitam de energia, como é o caso dos EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido e Itália.

Adap. Folha S. Paulo, 1993 / Le Monde, 1996.

Apenas em países de baixa renda, a) existem “capitais” de drogas. b) ocorre lavagem de dinheiro. c) há distribuiçãode drogas. d) acontece trânsito de drogas. e) ocorre produção de drogas. Resolução Segundo o mapa apresentado, os países pobres – subdesenvolvidos – correspondem às áreas produtoras de drogas. Os centros de distribuição estão associados aos países de comércio exterior mais intenso. A concentração de capitais e de renda ocorre tanto em países ricos como em países pobres.

3 b
No segundo semestrede 2000, o Brasil sediou a Reunião de Presidentes da América do Sul. Nesse encontro, buscou-se a) regulamentar a organização da ALCA. b) atenuar a influência dos Estados Unidos na região. c) estabelecer normas para implantação do Plano Colômbia. d) criar uma força militar sul-americana para combater o narcotráfico. e) fortalecer a OEA, depois dos incidentes envolvendo as eleições no Peru.Resolução A realização da cúpula de governantes da América do Sul, realizada no dia 1º de setembro de 2000, em Brasília, consolidou o papel do Brasil como potência regional, e, além disso, nesse encontro buscou-se atenuar a influência dos EUA na América do Sul.

2 b
Com base no mapa, assinale a alternativa correta.

Adap. Atlas de Peters, 1994.

OBJETIVO

1

FUVEST (1ª Fase) Dezembro/2000

4 aAs legendas corretas para as fotos abaixo são:

5 c
No mapa, está destacada a região habitada pelos ....................., que buscam construir um estado nacional. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase.

a) Chechenos. b) Ossétios. c) Curdos. d) Tibetanos. e) Palestinos. Resolução A área do mapa identifica uma região entre o Iraque, Síria, Turquia e Irã, reivindicada por22 milhões de curdos para a formação de seu país: o Curdistão.

6 d
a) I – Cadeia orogênica do Terciário, com formação ligada à tectônica de placas. II – Área de sedimentação do Cenozóico, com depósitos fluviais. b) I – Cadeia orogênica do Quaternário, com formação ligada à ação vulcânica. II – Área de sedimentação do Paleozóico, com depósitos eólicos. c) I – Cadeia orogênica do Terciário, comformação ligada à ação vulcânica. II – Área de sedimentação do Pré-Cambriano, com depósitos fluviais. d) I – Cadeia orogênica do Quaternário, com formação ligada à ação vulcânica. lI – Área de sedimentação do Cenozóico, com depósitos fluviais. e) I – Cadeia orogênica do Arqueozóico, com formação ligada à tectônica de placas. lI – Área de sedimentação do Paleozóico, com depósitos eólicos. ResoluçãoComparando-se a Cordilheira do Himalaia ao Vale do Rio Nilo, temos sistemas morfogenéticos diferentes. O Himalaia é um dobramento terciário, portanto moderno, no qual o encontro de placas tectônicas enrugou todos os sistemas rochosos no ponto de contato. Com isso, surgiu uma elevada cordilheira. O Nilo, por sua vez, corresponde ao vale de um rio, num planalto que se inclina para o norte, ao...
tracking img