Futuro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O roubo cresceu 11,7% no Estado no mês de agosto, em relação ao mesmo mês de 2013. É a 15ª vez seguida que isso ocorre com esse tipo de crime em São Paulo. O Estado registrou ainda aumento delatrocínios e queda de roubos de veículos e homicídios, conforme os números que serão divulgados nesta quinta-feira (25) pela Secretaria da Segurança Pública.

Para enfrentar a tendência de crescimento dosroubos que parece resistir a todas as ações policiais preventivas - nos outros meses, a secretaria já apostou em grandes operações contra o PCC, mudança nos comandos da Polícia Militar e operações embairros com altos índices de criminalidade -, o governo de São Paulo estuda agora duas medidas.

A primeira é pedir que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determine o bloqueio dosaparelhos de telefonia celular com queixa de roubo. Dessa forma, não seria mais necessário a ação do dono, bastaria o registro na polícia. A segunda é deixar de cobrar a taxa pela segunda via da carteirade identidade, o RG.

Fraude
A lógica por trás dessas duas medidas é o combate à suposta fraude de registro. Os roubos de celulares respondem por 17% do total desse tipo de crime no Estado. Outrotanto são casos de roubos de documentos - em caso de perda, uma taxa é cobrada, mas isso não ocorre quando a pessoa é vítima de roubo.

Policiais ouvidos pelo Estado acreditam que o alto número deroubos desses dois objetos pode estar relacionado à fraude contra o seguro do celular e à necessidade de se tirar a segunda via do documento sem pagar taxa de R$ 29,06. Esses mesmo profissionais dizemque a obsolescência rápida dos celulares e seu alto valor podem ser incentivo à fraude. O dinheiro do seguro serviria para comprar novo aparelho. "Com a chegada do iPhone 6, esse tipo de crime vaidisparar", disse um agente ouvido pelo jornal "O Estado de S. Paulo".

A lógica da Segurança Pública Paulista encontraria uma confirmação no comportamento do roubo de veículos no Estado. Considerando...
tracking img