Futuro Projeto De Inova O Do R Tulo Da Souvenir

651 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Arte e Institucionalização - Glossário
Profª Letícia Bertagna

Pedro Luiz Cipolla Junior

UFJF - Juiz de Fora
Dezembro - 2014

ARTISTA;
O artista trabalha com a produção de arte, criando soluções para conceitos propostos pelo mesmo. Apesar de a ideia da definição ser de certo modo o mesmo sempre, os tipos de arte mudam e com ela, o artista também, ou seja, ela não necessariamente emprega uma generalização.

ARTISTA-PESQUISADOR;

Muitos confundem quando falamos de artista e artista-pesquisador, mas há uma pequena diferença entre um e outro. Enquanto um, o artista-pesquisador, é aquele profissional que trabalha dentro do âmbito acadêmico pesquisando, e ao mesmo tempo que investigativo, é instigante e curioso, anseia pela resposta a uma pergunta. O outro é o artista, que apesar de não ter essa necessidade e relação com a academia, também é um pesquisador, todo artista é pesquisador.

COLECIONADOR DE ARTE;

O colecionador de arte, como protetor da arte, e responsável por essas obras, ele as organiza e seleciona, de forma que através de suas peculiaridades possam integrar e formar em conjunto uma coleção, que não necessariamente seja "uniforme" .

CRÍTICO DE ARTE;

Tem o intuito de julgar e analisar as obras de arte, a partir de um estudo da arte, seguido de conclusões interpretativas, competência, e gosto próprios sobre a obra, avaliando os juízos de valor que essa obra passa.

PÚBLICO;

Se refere aos espectadores que apreciam ou assistem voluntariamente ou não, à um determinado evento ou obra. São as pessoas para as quais são voltadas àquele tipo de entretenimento, arte.

CURADOR;

Assim como o colecionador de arte, o curador se assemelha quando se trata da conservação e proteção destas peças de arte, no entanto, há muito mais sobre o curador a que se pode imaginar, pois ele é não só as guarda e mantém, como também executa e prevê o catálogo de uma exposição, concebendo, supervisionando e montando uma

Relacionados

  • O Livro Negro Da Psicanálise Viver E Pensar Melhor Sem Freud Catherine Meyer Org
    187179 palavras | 749 páginas