Futuro passado kosellek

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Futuro Passado - Reinhart koselleck

• Sinopse
O livro é uma reunião de ensaios do historiador alemão Koselleck que apresenta suas pesquisas e teses sobre a noção de tempo histórico namodernidade. O tempo para Kosellck não é tomado como algo natural e evidente, mas como uma construção cultural de cada época, tendo como parâmetros as concepções de experiências e um passado e com o horizonte deperspectivas de um futuro.
Com o advento da modernidade e o sentido de progresso que a sociedade vai construindo, o sentido da história e de tempo ganha novos contornos e velocidades: ele se tornamais rápido e relativo.

• Parte I: Sobre a relação entre passado e futuro na história moderna
O livro inicia sua narrativa falando do quadro “Batalha de Alexandre” de Albrecht Altdofer. Essa obraintencionalmente se permite ter alguns erros históricos para ser “atemporal, não é datada e nela aparecem alguns personagens não contemporâneos ao evento. O exemplo dado ilustra as muitas percepçõessobre o tempo construído pela religião e pela política na história. Para os cristãos a aceleração do tempo (abreviação) é da ordem do divino, para os revolucionários da revolução francesa, por exemplo,essa é uma questão humana.
Profecias e prognósticos: A primeira medieval e ultrapassa o horizonte da experiência calculável, o prognóstico por sua vez, está associado a situação política e é moderno.O prognóstico produz o tempo que o engendra, ao passo que a profecia apocalíptica destrói o tempo, de cujo fim se alimenta.
Cap. 2 – A história é discutida em seu papel de mestra da vida,comprovando ao mesmo tempo o quanto esse papel se torna questionável. O tempo, as revoluções e suas relações com o ciclo dos astros.
Cap. 3 – Discute o conceito moderno de Revolução
• Parte II: Sobre ateoria e o método da determinação do tempo histórico
Nesta segunda parte muitos conceitos historiográficos (como experiência, acaso, perspectiva e pontos de vista, fontes e etc.) são trabalhando em sua...
tracking img