Futuro informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2865 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma educação voltada para o futuro com o auxílio da informática

Graduada em Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo, Mestranda em Psicopedagogia pela Universidade Santo Amaro. Consultora de Softwares Educacionais.

RESUMO

Este artigo tem como objetivo levantar a questão da educação informatizada e a importância de uma educação voltada para o futuro, possibilitando uma soluçãomais viável para uma verdadeira aprendizagem significativa.
Palavras Chaves: educação, informática, futuro

INTRODUÇÃO

Estamos vivendo num mundo globalizado, em que a tecnologia avança em nossa vida de maneira gradativa e se não buscarmos atualização em relação às novas tecnologias, perderemos não só a credibilidade, mas também, a interação com os alunos e com o mundo, pois a realidadedeles faz parte deste cenário cheio de inovações e modernizações tecnológicas, estamos no século XXI, na pós-modernidade .
Em virtude da crescente complexidade das relações (valores novos), do pouco tempo entre uma mudança e outra (não mais décadas, mas anos e, às vezes, meses), que impõem a necessidade de formar para a flexibilidade e adaptabilidade a mudanças, novas necessidades que exigemformação adequada para dar conta desta vertiginosa demanda. Em um mundo em que a informação é extremamente valorizada, mas também extremamente banalizada, enfrentamos, em todos os níveis, um processo de transformação acelerada que nos assusta.
Pois se antes, em termos de valores e de conhecimento, havia pouca ou nenhuma diferença entre uma geração e outra, hoje corremos o risco de estarmos defasados,desatualizados e confusos em relação às nossas certezas em um intervalo de tempo muito menor do que aquele que despendemos para constituí-las, e tal fato de forma alguma facilita a tarefa de educar, pois aumenta muito nossa angustia por controlar o tempo futuro.
A presença do computador na educação é marcante e, acreditando na irreversibilidade deste fato, há que se pensar o computador com ocuidado de não dar-lhe o significado de redentor do sistema escolar, no sentido de instrumento da modernidade ou até da pós-modernidade que irá redimir a escola e, por si só, causar as transformações tão desejadas, tão sonhadas por educadores e cientistas da educação.
O atual paradigma do sistema educacional coloca em discussão o contexto da revolução da informação que surge com o advento da Internete da Tecnologia. A educação e as tecnologias, são dois campos que desde há muito, mantêm diálogos. Por vezes tenso, por vezes mais interativos.
Para aceitarmos a inovação tecnológica, devemos desmitificá-lo. Para acabar com o mito do computador, é preciso encará-lo como uma máquina semelhante a qualquer outra, criada e manipulada pelo homem .
O uso do computador na educação tem sido alvo dedebates e questionamentos. Na verdade, o que se discute não é o instrumento em si, mas a maneira de empregá-lo, que depende de uma concepção filosófica e de uma teoria de aprendizagem.
A Informática não só atua sobre o conhecimento, mas possibilita uma nova ferramenta que auxilia na aprendizagem, estimula o conhecimento e a criatividade, e ainda possibilita sempre uma solução possível. Isso mantém acriança entusiasmada e concentrada por mais tempo.
O computador representa uma grande interrogação sob o ponto de vista de possibilidades educativas. A posição que procuro tomar neste artigo é a de não subestimar nem a oportunidade de ganhos e nem o perigo de perdas, ambos presentes no fenômeno das tecnologias emergentes.
Contexto Social e a Nova Educação

Por Pós-modernidade se entende oconjunto de características que demarcam uma nova "Era Histórica", o fim da modernidade do mundo contemporâneo e uma nova maneira de ver e se ver no mundo. E uma mudança , para ocorrer, necessita de um processo lento de transformação de valores e costumes.
O primeiro passo para a Pós-modernidade não seria propriamente uma "tomada de poder", mas sim uma enorme Revolução Cultural.
O isolamento...
tracking img