Futurismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUTURISMO
Artes Visuais



O primeiro manifesto na historia da performance futurista foi em 20 de fevereiro de 1909, em Paris, com a publicação no jornal Le Figaro, escrito por FilippoTommaso Marinetti.
O manifesto teve como alvo o público parisiense, com ataque aos valores estabelecidos da pintura e das academias literárias, se chamava “Violência Incendiária”.
Foi a primeira vez que umpoeta italiano buscava publicar manifestos de maneira ruidosa.
Marinetti tinha vivido em Paris de 1893 a 1896, quando tinha dezesseis anos sentiu-se atraído pelo círculo de excêntricos artistas, poetas e escritores formados em torno do periódico La Plume, em Paris, no qual conheceu os princípios dos “versos livres”, adotado em suas publicações.
Em dezembro de 1896, Marinetti volta para a Itália,onde é apresentada a performance Ubu Rei no Théâtre de l’Oeuvre de Lugné-Pöe por Alfred Jarry.
Em Abril de 1909, dois meses após a publicação do manifesto, com influência de Jarry, Marinetti apresentou sua própria peça RoiBombance
A peça de Marinetti encheu o teatro, para ver como o autor futurista punham em prática os ideais de seu manifesto.
Quando retornou para a Itália e começou aproduzir outra peça, Poupées électriques em Turim. Em 1910, Marinetti e seus companheiros apresentaram o primeiro Sarau Futurista no teatro Rosetti, vociferando contra o culto da tradição e da comercialização da arte, entoando louvores ao militarismo patriótico e à guerra. A polícia austríaca tomou conhecimento do que se passava e então a reputação de baderneiros ficou sempre associada ao futurismo,tornando os policiais grandes observadores dos Saraus Futuristas.
Marinetti juntou-se com outros pintores de Milão organizaram outro Sarau no Teatro Chiarella de Turim, no dia 08 de Março de 1910. Para gerar outros projetos de pintura futurista jovens utilizavam o manifesto original com conceitos do cubismo e orfismo. A primeira exposição de pinturas futuristas foi em 1911, em Milão com objetivo deadequar a pintura, com obras de Carrà, Boccioni entre outros pintores.
Usavam a performance, através de escritas, como o meio de mostrar para o público suas idéias e assim justificavam suas atividades.
Alguns manifestos deixaram mais claros suas intenções que instruíam os pintores fazer teatros incitando a violência e introduzindo o pugilato na batalha artística e foi exatamente assim quefizeram. A platéia reagiu com arremesso de batatas e laranjas.
Carlo Carrá expressou os seguintes termos:
“Lancem uma idéia em vez de batatas, seus idiotas”.
Marinetti acreditava no “O prazer de serem vaiados”, já que ele achava que os futuristas devem ensinar todos os escritores e performers a desprezar o publico. A vaia demonstrava que o publico estava vivo e não totalmente dominado pela“intoxicação intelectual”.
E com essas idéias seus manifestos enfureciam o publico.
A música futurista e também um manifesto sobre os dramaturgos futuristas assinado por poetas, pintores e músicos surgiram em 1910 e 1911.
A idéia de estimular de estimular artistas a apresentarem performances mais elaboradas.
O teatro de variedades se tornou exemplo para as performances futuristas por causa de suavariedade, que se tinha um pouco de tudo. O que Marinetti achava importante era o fato de não se seguir um roteiro, agiam independente de seu público adulto, crianças ou idosos.
Marinetti as levou para todos os países como a Italia que não tem como ser considerada com o brilhantismo de Paris na época.
Versões mas elaboradas foram surgindo e novas idéias sendo expostas.

Como: Música do ruído quefoi escrito por Russolo o manifesto “A arte dos ruídos” onde sons mecânicos era uma forma viável de música segundo ele.
Acreditava-o que era possível produzir no mínimo trinta mil ruídos diferentes.
A primeira performance com musica foram apresentados em Milão na mansão de Marinetti.
A platéia não recebeu positivamente e os gritos de CHEGA viam de todos os lados do auditório.
Movimentos...
tracking img