Futurismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O futurismo foi um movimento literário e artístico iniciado em 1909. Foi Felippo Marinetti, poeta italiano, quem começou este movimento com a publicação do Manifesto Futurista. Ele fezparte da primeira vanguarda futurista. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final doséculo XIX. Os primeiros futuristas europeus também exaltavam a guerra e a violência. O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentosmodernistas.
Do futurismo faziam parte um ardoroso nacionalismo e a inflamada defesa da guerra como "forma de higiene", o que revelava certa afinidade com o fascismo, ao qual o escritor Marinetti,ideólogo do futurismo, finalmente aderiu. Não houve, contudo, uma coincidência ideológica total entre os membros do movimento, que receberam também influências socialistas e anarquistas.
O termo"futurismo" expressava uma rejeição da cultura tradicional e propunha a transformação da sociedade. A tecnologia, a velocidade, o movimento, a vida urbana, a máquina e a guerra foram elementos permanentementeexaltados pelos futuristas. Em seu desejo de renovação total, Marinetti chegou a dizer: "Queremos destruir os museus, as bibliotecas, as academias..."
O núcleo original do futurismo era constituído,entre outros, por Marinetti e pelos artistas Umberto Boccioni, Carlo Carrà, Giacomo Balla e Gino Severini. Em 1910 publicou-se em Milão o Manifesto dos pintores futurista e, um ano depois, na mesmacidade, realizou-se a primeira exposição do movimento. A projeção internacional veio em 1912, com uma exposição em Paris, de onde o movimento logo se estendeu a vários países da Europa.Características do Futurismo:

- Desvalorização da tradição e do moralismo;
- Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico;
- Propaganda como principal forma de comunicação;
- Uso de...
tracking img