Futurismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Futurismo
O futurismo nada mais é que um movimento artístico e literário, que surgiu em 1909, onde se baseiam na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. Osfuturistas saúdam a era moderna, tipo diga sim a máquina e não a escultura, eles se voltam para o que há de mais moderno no momento, à tecnologia. Tendo como inventor Filippo Marinetti.
Movimento voltadoao real, à glorificação do mundo moderno, a exaltação da máquina e da “beleza da velocidade”, ou seja, à opressão do passado. Foge de tudo que é passado, e se liga ao que há de mais moderno no mundoda comunicação, novas formas artísticas, etc. E o futurismo se expande com a adesão de um grupo de artistas reunidos em torno do Manifesto dos Pintores Futuristas e do Manifesto Técnico Futuristas,que a partir disso se tornou um movimento mais amplo, que tem como objetivo defender a experimentação técnica e estilística nas artes em geral, sem deixar de lado a intervenção e o debatepolítico-ideológico. Estando nesse meio, Umberto Boccioni, Carlos Carrà, Luigi Russolo, entre outros.
Os artistas futuristas deparavam-se com o sério problema de representar a velocidade em objetos parados,tendo como solução a representação de seres humanos ou animais com múltiplos membros dispostos radialmente e em movimento triangular. A guerra de 1914-1918 precipitou o fim do futurismo, osrestantes dos artistas transferiram-se para estilos e atitudes mais tradicionais. Marinetti satisfez seus ideais políticos ajudando o fascismo a conquistar o poder na Itália. E depois houve tentativas dereavivar o futurismo mais tiveram pouco impacto. Enfim o movimento é fortemente ligado ao futuro, radical rejeitando ruidosamente todas as tradições e os valores e instituições consagradas pelotempo.

COMUNICACÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA / 3º SEMESTRE / NOITE



Suelly Pinheiro Sales....
tracking img