Futurismo e seus desdobramentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUTURISMO
e seus desdobramentos

Conceito e Contexto histórico

Futurismo é conhecido por um movimento artístico, literário e modernista que surgiu, oficialmente, em 20 de Fevereiro de 1909 com a publicação do “Manifesto Futurista” do poeta Fillipo Tomaso Marinetti no jornal francês Le Figaro. Este movimento se baseia numa visão dinâmica da vida, focada no futuro e combate o culto do passadoe da tradição, o sentimentalismo, prega o amor das formas límpidas, precisas e velozes, celebra o dinamismo, velocidade; poder da máquina, a vitalidade e a agitação da vida moderna. Devido a implicações políticas, este movimento tinha como objetivo tornar a Itália livre do peso de sua história e integrá-la no mundo moderno.
O Futurismo é caracterizado pela desvalorização da tradição e domoralismo, porque sendo um movimento modernista ele procura se despregar do que não é considerado novo, tentando através dessa forma mostrar a beleza da vida moderna; a beleza da máquina; velocidade; violência e a mudança, pela valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico, acredita na propaganda como principal forma de comunicação, faz a utilização de palavras com sonoridades que imitamruídos; vozes; sons de objetos nas poesias, poesias com o uso de frases para passar a ideia da velocidade, pinturas com uso de cores vivas e contrastes com aplicação de imagens, traços e pequenas deformações com o intuito de passar a ideia de movimento e dinamismo.
Buscando sempre que as suas pinturas transmitissem todos os tipos de sensações, desde a sensação visual até a sensação de estarvivendo o momento comunicado nas pinturas, a arte futurista procura trazer à imaginação cada pequeno detalhe do momento que não é visível aos olhos, pretendia também rejuvenescer a vida, dando-lhe mais cor, mais movimento, mais velocidade.

A Europa se encontra, em 1909 - ano da publicação do manifesto - saída de um século de grandes mudanças. O século XIX configura para a Europa um momento em quetomam grandes proporções a indústria, o capitalismo, o socialismo moderno (em contraponto ao capitalismo) e configuram-se uma série de crises e revoluções.
Isso ocorre, em grande parte, porque é neste período que a Revolução Industrial se espalha para o resto do continente, visto que havia surgido primeiramente no Reino Unido. A indústria moderna surge e, com ela, se instauram as práticas deprodução em massa, maximização de lucros e exploração do proletário, tendo esta última sido um fator crucial na ocorrência de diversas greves e a ascenção do socialismo moderno. Com isso, a Europa se torna um ambiente altamente politizado e permeado de efervecências sociais. Esta nova realidade de produção industrial ocasiona também um forte desenvolvimento científico, trazendo para um planopreponderante os estudos da aviação e da automobilística.
Ganha destaque, neste cenário todo, a Itália, país de onde veio o movimento Futurista. Ele se vê influenciado pelo cenário a sua volta, porém no começo do século ainda não havia sido unificado, diferente do resto dos territórios europeus, que já haviam se configurado como países (com exceção da Alemanha). Liderada por Camilo di Cavour e GiuseppeGaribaldi, a unificação italiana foi um extenso processo ao longo do século XIX, tendo se completado apenas no ano de 1870. Ao seu término, apesar da Itália ter se tornado portadora do status de país, não havia desenvolvido um sentido de nação. Instaura-se por lá o Capitalismo, porém de modo pouco sólido, desestruturado, fazendo com que o país se encontre assim em meio a um ambiente de caos eturbulência. É nesta realidade que nasce um sentimento de veneração à velocidade, à mudança e ao moderno sem maiores reflexões (algo que vou exaltado ainda mais pelo movimento). O dinamismo da sociedade moderna se mostra muito presente nas telas futuristas, que reforçavam e exaltavam tudo isso.

Obras e principais artistas

O futurismo é literalmente um movimento do movimento. Com característico...
tracking img