Futsal

Páginas: 3 (561 palavras) Publicado: 18 de abril de 2013
História

São duas as versões para a origem do futebol de salão, ambas envolvendo a Associação Cristã de Moços. A primeira, não é oficial até então o esporte começou a ser praticado por volta de1899, por jovens frequentadores da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo que, para compensar a falta de campos de futebol, improvisavam "peladas" (futebol de fins de semana) nas quadras defutvolei e volei, aproveitando as redes usadas na prática desse último esporte. Na segunda versão, o futebol de salão teria sido inventado em 1900, pelo professor Juan Carlos Ceriani Gravier, da ACM deMontevidéu (Uruguai), dando-lhe o nome de Indoor Football.
Alterando ao curto prazo. Antes das regras serem estabelecidas, praticava-se futebol de salão com times de cinco a sete jogadores. A bola foisendo deixada mais pesada numa tentativa de reduzir sua capacidade de saltar e conseqüentemente suas frequentes saídas de quadra. A "bola pesada" acabou por se tornar uma das mais interessantescaracterísticas originais do futebol de salão.
Já no ano de 1948, passado João Lotufo para secretário-geral da ACM São Paulo De Souza, transferiu Asdrúbal Monteiro para o cargo de diretor de EducaçãoFísica, com a proposta de que os dois resolvessem os problemas negativos da prática desse esporte, elaborando assim, um novo regulamento com elementos do futebol, do hóquei sobre a grama, do basquete e dopólo aquático[carece de fontes].O número de jogadores, e as peculiaridades do jogo não foram estabelecidos de início.
Durante dois anos, Lotufo e Monteiro, estudaram, observaram, e aplicaram as novasregras, chegando no "protótipo" do esporte que encontramos hoje, como fixando o limite de cinco jogadores e as marcações da quadra, chegando ao resultado satisfatório que justificou na publicação daregra do futebol de salão em 1950, com isso o esporte foi intensamente praticado nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro[carece de fontes].
Em 1957 surgiu a primeira iniciativa de se uniformizar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • futsal
  • Futsal
  • futsal
  • FUTSAL
  • Futsal
  • Futsal
  • Futsal
  • futsal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!