Futsal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - INTRODUÇÃO:

As práticas pedagógicas da Educação Física Escolar, vem a todo momento constituindo, para todos os envolvidos na sua área, um vasto campo para estudos e reflexões principalmente quando se refere às suas metodologias e ao conteúdo esporte, que possui um campoimenso a ser explorado. O futsal é tradicionalmente considerado positivo na educação de crianças e jovens e sua presença nos estabelecimentos formais de ensino, assim como em projetos que procuram a inclusão social, é bastante conhecido dentro da unidade escolar, necessitando assim de uma definição metodológica para sua prática.
Um dos espaços privilegiados derealização do esporte são as aulas de Educação Física. Em parte dos programas e currículos escolares formais, as aulas dessa disciplina encontram no esporte, via de regra, sua realização mais freqüente, mesmo que sejam elas, muitas vezes, uma caricatura do esporte formal, dadas as condições matérias precárias de nossas escolas.
O futsal está incluído nos chamados jogos desportivos coletivos,juntamente com o basquete, o handebol e o voleibol. O futsal é um elegante e vigoroso esporte de quadra que desenvolve no seu praticante a rapidez de raciocínio para a tomada de decisões, habilidades para dribles com espaço disponível, geralmente reduzido, além da forma física, pois a necessidade de massa muscular e capacidade aeróbica são fundamentais para o bom desempenho do salonista (MELO, 2004).Partindo-se desses entendimentos da construção sociocultural do fenômeno futsal e sua relevância, onde é importante buscar as metodologias sugeridas para o ensino desta modalidade, é que estamos sugerindo como tema deste trabalho um estudo sobre algumas abordagens para as aulas de educação física escolar.

1 . 1 Problema:
Que metodologias podem ser sugeridas para o ensino dofutsal nas aulas de Educação Física Escolar?

1 . 2 Objetivo:
Analisar algumas possibilidades metodológicas para o ensino do futsal nas aulas de Educação Física Escolar.

1 . 3 Justificativa:
O futsal, esporte que surgiu da fusão entre o futebol de salão e o futebol de campo, isso no final da década de 80 do século XX (SANTANA, 2002), desenvolveu-se substancialmentenos últimos doze anos. Muito disso, deve-se às significativas alterações ocorridas nas regras. Estas teriam feito do futsal em comparado ao futebol de salão, um esporte mais dinâmico, competitivo e atraente. Atualmente, o futsal é uma das modalidades esportivas mais praticadas pelas crianças brasileiras, um nível recreativo, escolar ou federado.
O futsal alcança importância gigantesca emnosso país, a ponto de se afirmar ser este o país do futebol. Nesta perspectiva, o futebol organizado nas ruas, pelas comunidades locais e regionais, pode se tornar a vitrine de nossa identidade cultural, assim como o futsal que vem alcançando um número cada vez maior de adeptos.
Espera-se que o projeto de pesquisa possa oferecer aos profissionais da disciplina Educação Física Escolar doensino fundamental I e II, a oportunidade de conhecerem algumas possibilidades metodológicas de ensino da modalidade futsal.
O interesse em pesquisar esse tema vem da importância desse esporte na nossa sociedade sendo considerado pela maioria dos brasileiros como uma paixão nacional, bem como identificar como profissional e ex-atleta e por saber do seu valor no processo educacional dosjovens.
Penso, então, que este estudo possa contribuir para a sistematização do ensino dessa modalidade nas escolas do estado da Bahia, colaborando com a prática do futsal nas aulas de educação física escolar. O futsal é um esporte que, como os demais, apresenta características próprias, sendo importante por vários fatores como: o acréscimo de experiências motoras, para o aumento do...
tracking img