Futsal pelo mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1186 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento
O futsal em destaque pelo mundo
O primeiro artigo da nova série do FIFA.com sobre o mundo do futsal analisa o programa de desenvolvimento que começa a ser implantado pela entidade máxima do futebol e que teve El Salvador e Guatemala como os primeiros beneficiados. Outro destaque são as eliminatórias para a Eurocopa de Futsal 2012, que tiveram início em dezembro, e a ediçãoinaugural do Mundial Feminino da modalidade.
Pontos altos
O Comitê Técnico e de Desenvolvimento da FIFA iniciou o ano renovando o seu compromisso com a promoção do futsal. A entidade organizou dois cursos em janeiro, em El Salvador e na Guatemala. Como o futebol de salão é bastante popular na América Central, os dois países foram escolhidos para receberem o piloto do novo programa de formação detreinadores de futsal da FIFA. Em El Salvador, o curso foi ministrado pelo ex-técnico da seleção argentina da modalidade, Vicente De Luise, enquanto na Guatemala as atividades foram conduzidas pelo espanhol Javier Lozano, técnico bicampeão mundial em 2000 e 2004 com seu país. Os participantes receberam o novo manual da FIFA para treinadores de futsal e um DVD pedagógico. Espera-se que o materialpreste um apoio valoroso a técnicos e jogadores no mundo todo.
Formação
Em dezembro e janeiro, a FIFA promoveu cursos em quatro continentes. No Oriente Médio, onde o futsal vem rapidamente se transformando em prioridade das federações, foram organizados sete eventos em cinco países da região, com destaque para as atividades de formação de treinadoras e árbitras no Kuwait. Arábia Saudita, Jordânia,Omã e Catar também receberam cursos para técnicos e juízes.
Na América do Sul, a Bolívia realizou a segunda edição do curso de formação de treinadores e árbitros, após o bem-sucedido evento organizado em 2009. Na Europa, San Marino também investiu em treinamento e arbitragem antes de participar das eliminatórias para a Euro de Futsal pela primeira vez na sua história. Já a Sérvia apostou napreparação dos seus juízes para o pontapé inicial do returno da liga nacional.
Futsal pelo mundo
A primeira edição do Mundial Feminino de Futsal aconteceu em dezembro na Espanha. Oito países participaram do torneio: Brasil, Portugal, Tailândia, Venezuela, Guatemala, Japão e Rússia, além da nação anfitriã. As brasileiras ficaram com a taça inédita depois de vencerem as portuguesas na decisão.
A fasepreliminar das eliminatórias para a Eurocopa de Futsal que acontecerá em 2012 na Croácia se encerrou no fim de janeiro. Turquia, França, Macedônia, Noruega, Finlândia e Letônia avançaram à fase final do torneio classificatório, que começa a ser disputada este mês.
A cidade de Berna, na Suíça, foi o palco de um torneio que reuniu quatro países no final do ano passado. Além da equipe da casa,participaram do evento Malta, Bélgica e uma seleção do sul da Alemanha. Os belgas comemoraram o título com uma goleada de 4 a 0 sobre os alemães na final.
No Marrocos, o campeonato nacional de futsal aconteceu pela primeira vez no início de janeiro. O Shabab de Khouribga sagrou-se campeão derrotando o Sebu de Kenitra no jogo decisivo. Os técnicos que participaram da competição devem se beneficiar com ocurso de formação programado para fevereiro.
O que eles disseram
"Estamos orgulhosos de ser a primeira federação beneficiada pelo novo programa de formação de técnicos de futsal. Posso garantir a vocês que o conhecimento fornecido pela FIFA encontrará terreno fértil e contribuirá para desenvolver ainda mais o futsal em El Salvador."
Carlos Méndez Flores Cabezas, presidente da FederaçãoSalvadorenha de Futebol
"O novo manual de ensino do futsal e o seu DVD serão ferramentas úteis para treinadores do mundo todo e ajudarão a unificar a filosofia apregoada em todos os cursos da FIFA."
Javier Lozano, técnico da seleção espanhola de futsal e instrutor de futsal da FIFA
O que vem por aí?
O mês de fevereiro terá cursos para técnicos e árbitros no Marrocos e na Bielorrússia. No calendário...
tracking img