Futsal.ef

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Este trabalho vai falar a cerca do futsal, o objectivo deste trabalho e passar informação desconhecida ao leitor.
A matéria transmitida pelo professor não aula não é a totalidade da informação existente acerca deste assunto. O futsal é um desporto muito praticado no Brasil e acerca de pouco tempo foi sendo introduzido noutros países. Agora existem campeonatos de futsal em Portugal,mas ao qual não é dada a maior das atenções.
Os assuntos retratados por este são: história do futsal, futsal e futebol de salão, posições dos jogadores, organizações.
Espero que este trabalho supere as expectativas e ensine a quem não esteja muito por dentro do assunto.
História
São duas versões para a origem do Futebol de Salão, ambas envolvendo a Associação Cristã de Moços. Em uma delas, odesporto começou a ser praticado por volta de 1940, por jovens frequentadores da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo (cidade) que, para compensar a falta de campos de futebol, improvisavam "peladas" nos campos de basquete e hóquei, aproveitando as traves usadas na prática desse último desporto. Na segunda versão, o Futebol de salão teria sido inventado em 1934, pelo professor Juan CarlosCeriani Gravier, da ACM de Montevidéu, Uruguai, dando a ele o nome de "Indoor-Foot-Ball".
O número de jogadores, e as peculiaridades do jogo não foram estabelecidos de início, mas vão alterando-se ao longo do tempo. Antes das regras serem estabelecidas, praticava-se futebol de salão com equipas de 5 a 7 jogadores. A bola foi sendo deixada mais pesada numa tentativa de reduzir a sua capacidade desaltar e consequentemente a suas frequentes saídas do campo. A "bola pesada" acabou por se tornar uma das mais interessantes características originais do Futebol de Salão.
Em 1957 surgiu a primeira iniciativa de se uniformizar as regras do desporto, através da criação do Conselho Técnico de Assessores de Futebol de Salão, por Sylvio Pacheco, então presidente da Confederação Brasileira deDesportos, CBD.
Devido á sua praticidade, tanto no reduzido número de jogadores necessários em uma partida, quanto no espaço menor que exigia, o desporto rapidamente adquiriu crescente popularidade, atingindo outras localidades, gerando novos torneios e conquistando adeptos em todas as capitais do país. Em 28 de Julho de 1954 foi fundada a primeira federação do desporto no Brasil, a FederaçãoMetropolitana de Futebol de Salão, actual Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro, tendo Ammy de Moraes como o seu primeiro presidente. A Federação Mineira de Futebol de Salão seria fundada nesse mesmo ano, seguida da Federação Paulista, em 1955, e das Federações Cearense, Paranaense, Gaúcha e Baiana, em 1956, a Catarinense e a Norte Rio Grandense, em 1957, a Sergipana em 1959. Nas décadasseguintes seriam gradualmente estabelecidas federações em todos os estados da União.
Futsal e Futebol de Salão
A despeito das divergências históricas, Futebol de salão e o Futsal são essencialmente o mesmo desporto, especialmente quando se leva em conta que as diferenças, nem sempre tão evidentes á primeira vista, acabam ainda mais embaralhadas pelo processo histórico que envolveu o cisma nodesporto e pela prática comum nos círculos do desporto.
O próprio termo Futsal foi originalmente cunhado pela FIFUSA em reacção à proibição da FIFA de se usar o nome Futebol por entidades que não ela própria. No entanto, acabou sendo adoptado pela própria FIFA, tornando-se assim associado à forma que o desporto adquiriu sob a autoridade desta entidade.
O Futsal, na sua forma mais difundida hoje éadministrado no Brasil pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão, e mundialmente pela FIFA. O Futebol de Salão-FIFUSA, por sua vez, tem como federação nacional a Confederação Nacional de Futebol de Salão e é organizado mundialmente pela Associação Mundial de Futsal, AMF, cuja sede fica no Paraguai.
Embora mantenham em comum a sua essência, a criação de algumas regras diferenciadas, criou...
tracking img