Futebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LUANA GIRARDI ROSSA

A importância do limiar anaeróbio e do consumo máximo de oxigênio (VO2 máx.) em jogadores de futebol.

RIO DO SUL
10/2012
Artigo Original

Neste artigo os autoresdesenvolveram uma pesquisa quantitativa para verificar o limiar anaeróbio e o VO2 máx de jogadores profissionais de hoje (1999) e comparar os resultados com os encontrados na literaturaespecializada em futebol.
“(...)o limiar anaeróbio e o consumo máximo de oxigênio têm recebido a atenção de vários pesquisadores em diversas modalidades desportivas, pois, quando bem desenvolvidos, sãode fundamental importância para um adequado rendimento físico desses atletas durante as competições.”
Eles notaram que as variáveis fisiológicas do VO2máx são grandes e que “as modificaçõesnas ações táticas e técnicas somadas às inovações criadas pelas federações (reposição de bola mais rápida durante as partidas, tempo útil de bola em movimento mais longo e acréscimo de tempo porparte dos árbitros ao final dos jogos) configuram esse esporte, na atualidade, com um maior grau de intensidade e volume de esforço realizado pelos jogadores”, exigindo uma maior aptidão físicados jogadores.
Os autores mostram que ainda não há um consenso definido sobre quais são, os índices mais adequados para o LA e o VO2 máx. em jogadores. Sendo que as características e posiçõesdos jogadores, função tática, nível de treinamento e carga genética, podem fazer com que os resultados variem significativamente.
Com isso, “o conceito de futebol moderno, parece caminhar para aexigência de um padrão mínimo de VO2 máx. que atenda às necessidades energéticas impostas pelo tempo útil mais longo das partidas e ao maior grau de intensidade de movimentação dosfutebolistas." Isso é de grande importância, pois o futebol é um esporte com característica intermitente e de longa duração, e o atleta precisa resistir de maneira adequada às solicitações energéticas...
tracking img