Futebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
É bem complexo falar de futebol, pois envolve diversos aspectos – históricos, culturais, econômicos, políticos e sociais. O Brasil é configurado como o país do futebol, a paixão nacional dos brasileiros, que mobiliza as classes sociais e populares.
Antes mesmo de surgir o futebol, já havia outros jogos praticados com a bola por povos e épocas diferentes. Foi no início do século 20, que ofutebol começou a se organizar, pois era tido como um jogo violento, no qual só era admitido jogadores brancos e de família rica (filhos e donos de fabricas, barões de café e empresários de alto nível). Como na época não havia o número suficiente de jogadores, os donos das fabricas tiveram que admitir a participação dos operários das fábricas a participarem dos jogos. Surgindo assim, à tradição de jogosentre os clubes de fábricas, onde os clubes carregavam o nome e as cores estampadas nos uniformes, fazendo a divulgação dos empresários, até hoje podemos observar isso, os jogadores com propaganda da mais diversa natureza em seus uniformes.
Futebol no Brasil: O futebol chegou ao Brasil em 1894, trago por Charles Miller, brasileiro com descendência inglesa, que trouxe consigo uma bola de futebol euniformes. Posso dizer que Charles Miller foi o grande incentivador do futebol na capital paulista.
A primeira partida de futebol no Brasil foi realizada dia 14 de abril de 1895, no Campo da Companhia Paulista de Aviação. E o primeiro clube a ser fundado no Brasil foi no ano de 1898, com o nome de Associação Atlética Mackenzie College. Foi fundado no estado do Rio de Janeiro o primeiro clube defutebol, conhecido como Fluminense no ano de 1902.
Os jogadores daquela época se submetiam a um salário baixo e emprego sem nenhuma garantia tudo isso na esperança de um dia se tornarem jogadores profissionais de verdade. Isso fez com que a Imprensa Marrom começasse a divulgar a exploração que faziam com os jogadores, surgindo assim o profissionalismo do futebol devido à grande ida de jogadorespara o exterior, atraídos por altos salários oferecidos por clubes estrangeiros. Definitivamente, no ano de 1950, o futebol brasileiro entrou para o cenário cultural.
Como visto anteriormente, antigamente aqui no Brasil, não eram admitidos jogadores negros no time de futebol. O Clube de Regatas Vasco da Gama foi o primeiro clube a aceitar um negro, o presidente Candido José de Araújo em 1904, e oBangu foi o primeiro clube brasileiro a aceitar um negro como jogador, o Francisco Carregal em 1905. Quero relembrar aqui uma atitude racista na qual me chamou muita atenção contra o jogador Carlos Alberto, transferido do Botafogo para o Fluminense nos anos de 1940, que antes de entrar em campo ele tinha que se maquiar com pó de arroz para embranquecer a pele, em um jogo contra o América, o jogadorCarlos Alberto começou a suar e o pó de arroz começou a sair de sua pele, então a torcida percebeu e começaram a vaiar e xingar o jogador.
Somente após a vitória na copa de 1958, disputada na Suécia que os negros brasileiros foram mais valorizados, o engraçado que não foi por sua capacidade e inteligência, e sim por sua ginga e malandragem em campo. Ao longo do tempo eles se mostraram grandesjogadores, e os clubes de elite tiveram que se render aos seus talentos.
A Copa do Mundo de Futebol é disputada de quatro em quatro anos, mas nos anos de 1942 e 1946 não foi realizada devido à Guerra Mundial, que atingia vários países. Essa mesma guerra teve influência nos Jogos Olímpicos de 1940 e 1944 que tiveram que ser cancelados. Fatos estes inaceitáveis e foram classificados como jogospolíticos.
Vale lembrar que o primeiro e único brasileiro até hoje no comando da FIFA foi João Havelange, e tivemos Ricardo Teixeira ex genro de João Havelange no comando da CBF no Brasil desde janeiro de 1984 à março de 2012.

O ex-presidente Getúlio Vargas foi o pioneiro a usar o futebol para a propaganda de seu governo, entendeu que um esporte assim como o futebol poderia ser uma boa estratégia...
tracking img